4 dicas valiosas para ter sucesso em um plano de contratação

Para as empresas, nada é mais importante do que identificar e contratar os melhores talentos. Uma contratação bem-sucedida pode garantir um retorno positivo do investimento. Além disso, o candidato ideal, que transita para um funcionário de ótima performance, pode melhorar os processos de negócios e a cultura da empresa com sua excelente personalidade. A consequência? Colaboradores e clientes mais felizes e resultados financeiros mais saudáveis.  Portanto, para encontrar esses talentos, o sucesso de um plano estratégico de contratação é imprescindível para as empresas. O foco não é somente a visão de curto prazo, que se preocupa em preencher as lacunas de recrutamento apenas quando necessário.  Mas, em vez disso, o desafio é pensar no quadro geral. Como ficará a empresa nos próximos cinco, dez anos e como pretende chegar ao seu destino? Com a contratação de funcionários qualificados essa jornada pode se tornar emocionante e muito mais simples. Portanto, neste artigo, vamos entender porque o sucesso de um plano de contratação envolve um bom planejamento. É assim que as empresas encontram o funcionário certo garantindo um recrutamento bem-sucedido.  Continue lendo o artigo! 

Por que um plano de contratação é parte integrante do sucesso de uma empresa

Quando se trata de contratação, às vezes, as empresas acreditam que a velocidade é o fator essencial. 

Eles desejam um processo que resulte na integração rápida de novos colaboradores. É fato que essa abordagem ajuda a lidar com uma necessidade urgente de recrutamento, mas a velocidade em qualquer tarefa nem sempre garante a mais alta qualidade. 

Isso pode resultar em uma seleção mais fraca de candidatos, o que significa que a empresa está perdendo a oportunidade de empregar um profissional capaz de agregar valor significativo a uma organização. 

A verdade é que o sucesso de um plano de contratação é vital para o crescimento sustentável de uma empresa. Sem o planejamento prévio, o setor pode ter dificuldade de recrutar pessoas alinhadas com os valores e o propósito da organização. 

Prepare-se para o sucesso: a importância de um plano de contratação

Na prática, construir um plano de contratação pode ajudar a evitar desperdício de tempo, frustrações e prejuízos financeiros. Afinal, processos admissionais e demissões exigem entrega do time de RH e geram custos representativos para a empresa. 

Sabendo disso, para garantir sucesso de um plano de contratação é fundamental que a empresa:

  • Esteja totalmente ciente de seus objetivos de contratação e preparada para fazê-lo;
  • Tenha clareza sobre a visão de futuro da companhia, concentrando-se não apenas no imediatismo, mas também nas aspirações de longo prazo, considerando os próximos meses e anos;
  • Analise quais recursos humanos serão necessários para atingir seus objetivos e metas futuras;
  • Invista em profissionais com competências e habilidades que viabilizem o avanço e o crescimento da empresa para o próximo nível continuamente. 

Acima de tudo, o sucesso de um plano de contratação envolve um bom planejamento da empresa. Ou seja, exige analisar as necessidades da organização, e compreender como os candidatos podem ajudar a atingir as metas. 

É uma espécie de previsão do que a empresa precisa em termos de capital humano agora e no futuro. 

Ao analisar o que uma empresa tem, as necessidades futuras e onde o negócio pode estar, as empresas e seus stakeholders podem começar a planejar. Esse é o primeiro passo para tornar o recrutamento menos dispersivo, mais específico e personalizado. 

Em síntese, o sucesso de um plano de contratação pode preparar as empresas para o futuro. Portanto, é fundamental que o time de gestão de pessoas invista tempo e esforços para planejar com eficácia. 

Assim, será possível fazer ajustes necessários na composição das equipes e selecionar profissionais altamente qualificados e alinhados com o propósito da companhia. 

4 passos para alcançar o sucesso de um plano de contratação 

O plano de contratação é o manual que indica qual caminho as empresas devem seguir e como proceder para trazer novos talentos para o time. 

No entanto, o sucesso de um plano de contratação depende de uma compreensão básica: entender quem a empresa precisa contratar. É fundamental se perguntar: 

De que tipo de profissional a empresa precisa? E quais habilidades, atributos ou experiência ajudariam a fazer a diferença na rotina corporativa?

Para ajudar você a ter clareza sobre estas e outras questões, apresentamos, a seguir, quatro passos que irão orientá-lo, viabilizando o alcance do sucesso de um plano de contratação. Veja só:

1 Identificar quem a empresa precisa contratar e defina as metas de recrutamento

Para saber quais talentos realmente são necessários para o time, é essencial ouvir as diferentes vozes dentro da empresa, que também investem na contratação das pessoas certas para oferecer um desempenho excelente. 

Via de regra, os gestores podem avaliar, de forma crucial, a força de trabalho atual, confirmando se as habilidades e a quantidade de colaboradores são suficientes ou se é necessário investir na aquisição de novos talentos.

O diálogo com os diferentes departamentos, profissionais e gerentes de equipe pode ajudar a compor o quadro da empresa. Afinal, as pessoas que estão imersas nas atividades do setor entendem de que forma um profissional pode contribuir para o crescimento da empresa. Elas são capazes de indicar, por exemplo, habilidades específicas que podem atualizar os processos de negócios e o tipo de perfil capaz de contribuir para a cultura da empresa. 

2 Considere o potencial de investimento da companhia

É fato: as empresas querem o melhor. Excelente equipamento, espaço de escritório funcional, talentos extraordinários se candidatando a suas funções e os melhores profissionais do mercado. 

É importante compreender a sua realidade financeira e levar em consideração a gestão adequada de o quanto a empresa pode investir na aquisição de novos talentos. O plano de contratação, portanto, deve indicar:

  • Quanto custará a contratação?
  • Quantos funcionários você pode contratar?
  • Onde estão as necessidades de recrutamento mais urgentes na empresa?
  • Quais são os recursos financeiros disponíveis para contratação?

3 Combine a realidade e os recursos para criar e garantir o sucesso de um plano de contratação excelente 

A definição das ações estratégicas da empresa irá pautar também os processos de recrutamento. Ao planejar o ano comercial e as atividades trimestrais, os gestores podem identificar quando vão contratar e quem. E determinar o quadro financeiro pode ajudar a tornar o plano de contratação realista.

Com processos de recrutamento distribuídos ao longo do ano, equipes de RH passam a ter mais tempo e recursos para trabalhar. As empresas precisam manter orçamentos e cronogramas para que as contratações sejam sensatas, contratando quando realmente é interessante, em vez de agir precipitadamente. 

Com base nesse planejamento, os profissionais também conseguem estabelecer uma organização viável, dentro de seus limites, sem a necessidade de se apressar em várias contratações ao mesmo tempo. O ideal é concentrar recursos em uma tarefa por vez para garantir o recrutamento do candidato certo. 

4 Construa um processo consistente de recrutamento

Para alcançar o sucesso de um plano de contratação, as empresas devem ter um excelente processo de recrutamento para maximizar sua capacidade de encontrar candidatos certos. O plano de contratação e o processo de recrutamento consistente andam de mãos dadas: um precisa do outro para alcançar a grandeza!

Para essa estratégia dar certo e ser eficaz, vale lembrar que os objetivos da empresa e o plano de negócios precisam estar alinhados com o plano de contratação. Afinal, somente assim é possível garantir que o pessoal certo estará disponível no time da empresa para atender às aspirações, às metas e à visão da marca. 

O sucesso de um plano de contratação envolve um bom planejamento 

Para conduzir esse tipo de estratégia com eficácia, tenha em mente alguns aspectos centrais que irão ajudá-lo nesta jornada:

  • Preparar-se. Buscar entender quais são os objetivos de contratação da empresa e as aspirações comerciais;
  • Identificar internamente o que a empresa precisa no curto e longo prazo;
  • Conhecer os aspectos práticos e custos de contratação;
  • Garantir flexibilidade na contratação, conforme as circunstâncias exigirem;
  • Buscar sinergia entre o plano de contratação e processos de recrutamento para ter sucesso. 

Conhecendo a importância de um plano de contratação e sabendo por onde começar a estruturá-lo, agora, o próximo passo é contar com o suporte de outras ferramentas que otimizem esse projeto.

Para garantir um processo de aquisição de talentos mais simples, com foco em resultados, você pode contar com a experiência e a tecnologia de ponta da Senior para o seu time de RH. Com a solução de Recrutamento e Seleção, sua empresa passa a ter acesso aos melhores recursos e funcionalidades para selecionar os candidatos por potencial, e não por currículo. 

Com solicitações automatizadas, integradas, transparentes e com banco de currículo próprio, os profissionais envolvidos na contratação passam a ter visão do processo recrutamento de ponta a ponta. 

De outro modo, a ferramenta permite ainda prever o potencial de performance e a aderência dos candidatos à sua cultura organizacional, com algoritmos de machine learning e metodologias comprovadas de testes psicométricos. Tudo isso já no início do seu processo seletivo. Ou seja, o processo de recrutamento passa a ser muito mais ágil, livre de triagens manuais, e assertivo. 

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

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