7 exemplos de como uma rede social corporativa pode transformar a experiência da sua equipe

Com o crescimento exponencial da tecnologia e especificamente das redes sociais, a comunicação também evoluiu e uma nova forma de compartilhar informações, conversar e se relacionar surgiu através das redes sociais.

O que antes era uma ferramenta utilizada na vida pessoal para aproximar as pessoas no dia a dia, hoje já é o instrumento de trabalho de muita gente. E com as redes sociais corporativas, essa nova maneira de se comunicar também se transformou em uma solução para otimizar a comunicação interna das empresas.

Como explicamos neste post, as redes sociais corporativas podem contribuir na comunicação entre todas as áreas e são essenciais para manter todos os colaboradores alinhados aos objetivos estimados e resultados alcançados.

Além de facilitar a comunicação nos ambientes de trabalho, a rede social corporativa é uma ferramenta que dá voz a cada colaborador, independente da área ou cargo que ocupe. Abaixo, separamos 9 exemplos práticos de como as redes sociais corporativas transformam a experiência do seu colaborador!

Melhora na comunicação do time

Com uma rede social colaborativa, é possível integrar áreas que, sem a presença da rede social, não se comunicariam normalmente. Grandes corporações com escritórios ou filiais em diferentes partes do mundo podem aproveitar o benefício para integrar todas essas unidades e manter os processos internos alinhados com todas as áreas.

Estimula o engajamento do time

Como essa ferramenta propõe uma melhora na comunicação entre todas as áreas e possibilita que todas as tarefas, projetos e novidades estejam à disposição de toda a equipe ao mesmo tempo, sua equipe se sente incentivada para participar e ser ainda mais engajada nas açõe da empresa. Isso porque a rede social corporativa desperta um sentimento de pertencimento, de ser parte essencial do trabalho e do objetivo maior que deve ser atingido por todos.

Harmonia nas relações corporativas

Utilizando ferramentas que integram a comunicação, o relacionamento corporativo entre a empresa e seus colaboradores, fornecedores e clientes é ampliado.

Além de melhorar o clima organizacional, principalmente pela interação constante entre os setores, os usuários envolvidos ficam por dentro dos processos internos, se motivam pela competição saudável — ampliada pela necessidade de demonstração coletiva de desempenho — e aumentam sua consciência e seu comprometimento com resultados positivos globais.

Dissemina a cultura da empresa

A identidade da organização, reforçada pelo propósito ou ideologia, chega a todo o corpo funcional por meio dos veículos de comunicação interna. Estas ferramentas ajudam a criar uma unidade para a instituição, que acaba conectando os colaboradores em todas as ações executadas interna e externamente. Quer um meio fácil de dar uma cara para toda sua empresa? Invista em comunicação.

Protege a imagem corporativa

A comunicação eficaz, dentro e fora da empresa, proporciona credibilidade à organização e contribui com a sustentação de uma imagem institucional positiva.

Empresas que são abertas e transparentes ganham respeito dos seus colaboradores e indiretamente incentivam a valorização dos funcionários. Esse fácil acesso à informação faz com que os colaboradores sejam porta-vozes da marca e reforcem a imagem positiva da organização no mercado.

Potencializa a produtividade

Quando a equipe está inteirada de tudo o que acontece na empresa, a sensação de pertencimento desperta interesse e estimula a produtividade para alcançar os objetivos traçados.

Com a comunicação corporativa é possível fazer com que os colaboradores sejam reconhecidos como peças chave dentro da organização. Profissionais que recebem feedbacks constantes se sentem parte do negócio e esse pertencimento torna-os ainda mais engajados.

Reduz o tempo de procura por informação

Se os dados estão concentrados em meios oficiais, achá-los fica mais simples. Você acaba criando, mesmo sem querer, um banco de dados com conhecimento organizacional. Além disso, os meios de comunicação interna acabam enviando para o colaborador informações que, por muitas vezes, ele teria de procurar. Isso ajuda a poupar tempo e deixa a vida do funcionário mais prática.

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Para começar, é importante o RH mapear os fluxos e processos que a Rede Social Corporativa impactaria positivamente para levar para a Diretoria o ROI dessa adoção. Caso tenha ficado interessado, você pode saber de outros benefícios e como provar o retorno sobre investimento acessando aqui.

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Fonte: Senior Sistemas

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