Experiência do candidato: estratégias para atração e retenção

Descubra Estratégias para Melhorar a Experiência do Candidato e Fortalecer sua Marca Empregadora.

Conforme pesquisa CareerPlug, 52% das pessoas recusaram uma oferta de emprego devido a uma má experiência do candidato durante o processo de contratação. E não são apenas os candidatos aprovados que você precisa considerar. A percepção de todos os profissionais importa. 

As boas práticas na experiência do candidato são fundamentais para que o RH  consiga investir na atração e retenção de talentos. Além disso, a percepção dos profissionais na jornada do candidato gera impactos na marca empregadora. 

Sabendo da importância do tema para o RH, reunimos, neste artigo, algumas das práticas e ferramentas para melhorar a experiência do candidato.   

Continue lendo o artigo! 

O que é a experiência do candidato?   

A experiência do candidato concentra-se em estudar como os profissionais se sentem em relação ao processo de seleção de uma empresa, do início ao fim. 

Na prática, o conceito abrange as interações e pontos de contato do profissional com a organização, durante toda a jornada de recrutamento, desde a publicação da vaga até a comunicação do resultado final do processo seletivo.  

Portanto, a experiência do candidato avalia os diferentes momentos da jornada, considerando aspectos como inscrição, comunicação e interação com a equipe do RH, experiências de entrevista e impressões da cultura e dos valores da empresa.  

Em síntese, a experiência do candidato aborda a percepção que um profissional desenvolve durante todo a jornada de recrutamento com uma organização.

Fatores que influenciam a experiência do candidato

Para compreender o conceito, é importante ter em mente que vários fatores podem afetar a experiência do candidato. Veja os principais: 

#1 Clareza e transparência 

Com descrições de trabalho claras e concisas e uma comunicação transparente sobre o processo de contratação, as empresas orientam os candidatos de forma objetiva e simples. Desse modo, eles lidam com expectativas realistas, estabelecidas desde o início, que contribuem para uma experiência do candidato positiva. 

#2 Comunicação 

Para garantir uma experiência do candidato agradável, orgânica e fluida, a comunicação regular e oportuna com os candidatos é indispensável. Dessa forma, a empresa pode fornecer atualizações sobre o status da jornada de recrutamento, com instruções precisas para cada estágio do processo. 

#3 Tecnologia e experiência do usuário 

As soluções digitais são facilitadoras do processo de recrutamento e seleção e das rotinas do RH. Nesse cenário, é fundamental escolher os melhores recursos para proporcionar uma boa experiência ao candidato. Com interface intuitiva e acesso mobile, os sistemas ATS de recrutamento e seleção e admissão digital tornam a jornada do candidato mais simples, prática, amigável e eficiente. A submissão do currículo à vaga é feita em poucos cliques e o processo de contratação é igualmente prático e conveniente. 

#4 Processo de entrevista 

A estrutura, organização e profissionalismo das entrevistas, bem como o comportamento e a preparação dos entrevistadores, são aspectos relevantes da jornada de recrutamento, que impactam significativamente a experiência do candidato. 

#5 Feedback e encerramento 

Muitas empresas já sabem que o desafio da vez é buscar maneiras de entender e melhorar continuamente a experiência do candidato. Para tanto, uma das boas práticas é fornecer feedback oportuno e construtivo aos candidatos. Independentemente do resultado, o retorno ajuda as pessoas a reconhecerem seus pontos fortes e de melhoria, contribuindo para uma percepção mais positiva da experiência geral do candidato. 

Por que a experiência do candidato é tão importante para as empresas?  

Existem muitas boas razões para a empresa priorizar uma estratégia voltada para construir uma ótima experiência do candidato. A seguir, listamos algumas das principais. 

Seja mais atraente para candidatos altamente qualificados 

Nos últimos anos, a dinâmica do emprego mudou. E, muitas vezes, entre tantas opções, quem escolhe é o candidato e não a empresa.

Não importa quão alto seja o salário inicial ou quão atraente seja o pacote de benefícios, um candidato qualificado pode declinar de uma oferta de emprego, se a experiência da jornada de recrutamento for ruim.

Por isso, investir na experiência do candidato é essencial para empresas que desejam recrutar os profissionais mais qualificados para o cargo.

Construa um pipeline de bons candidatos

Criar uma experiência de candidato positiva é crucial para cultivar um pipeline robusto de candidatos qualificados. Isso porque, mesmo que não sejam selecionados num primeiro momento, uma boa experiência pode encorajar os profissionais não selecionados a se candidatarem novamente. 

Contrate mais rápido

Ao promover um processo de recrutamento amigável, transparente e respeitoso, construindo uma agradável experiência do candidato, o RH pode incentivar os candidatos a serem mais receptivos e acelerar seu cronograma de contratação. Com economia de tempo e dinheiro, a contratação ágil ajuda a empresa a preencher as lacunas de vagas mais rapidamente.

Reduza o número de bons candidatos que abandonam o processo

Os erros comuns na experiência do candidato podem levar os profissionais à desistência. Daí a importância de garantir uma jornada de contratação tranquila, envolvente e transparente. É assim que sua empresa pode reter o interesse dos principais candidatos, minimizando desistências e evitando possíveis perdas de talentos. 

Reduza a rotatividade de novos colaboradores

Muitas empresas registram níveis mais elevados de desgaste e rotatividade entre os novos colaboradores. Um grande motivo para isso é a experiência do candidato que, muitas vezes, é conduzida com pouca clareza e orientada por expectativas irrealistas. 

De outro modo, uma experiência do candidato transparente e orgânica, baseada nos valores e na cultura da empresa, permite alinhar corretamente as expectativas e aumentar a satisfação e a retenção de talentos recém-contratados.

Considere que colaboradores também podem ser candidatos 

É importante ter em mente que os colaboradores atuais também podem participar de recrutamento interno. Portanto, é preciso considerar a experiência do candidato que já faz parte da empresa. 

Se eles não conseguirem conquistar uma nova vaga, o que acontecerá a seguir? Eles manterão o nível de engajamento e satisfação com base em sua experiência de candidato? Ou procurarão outro lugar por conta da vivência da jornada de recrutamento? 
 
Busque essas respostas. Analisar mais de perto a experiência do candidato, agindo conforme esse feedback, pode contribuir para a retenção dos talentos. 

Fortaleça a marca empregadora

Pode parecer que o número de pessoas que se candidatam para trabalhar na empresa é relativamente pequeno. Porém, cada uma delas está conectada com amigos, familiares, colegas de setor e outros consultores de recrutamento. Todos eles irão, em algum momento, saber como foi a experiência do candidato na sua empresa.  
 
As entrevistas de emprego são eventos memoráveis. Por isso, é certo que as pessoas contarão a história de sua experiência como candidato muito depois do término do evento.  

Além disso, um candidato reprovado no recrutamento pode um dia tornar-se um cliente. Por isso, é importante garantir que ele seja bem tratado e fique com uma impressão positiva da sua empresa, marca e produtos.

Redesenhando a experiência do candidato: 12 estratégias para criar uma jornada de recrutamento memorável e eficaz 

Pessoas conversando sobre experiência do candidato

A experiência do candidato é a soma de todas as etapas envolvidas no recrutamento, desde o contato inicial até a oferta de emprego. Cada passo e ponto de contato importa. Portanto, as interações com o candidato devem ser feitas com educação, empatia e respeito. Desde a comunicação ágil até a flexibilidade para casos especiais, tratar os candidatos como indivíduos valiosos define o tom para uma experiência de candidato positiva. 

Conheça algumas boas práticas que podem ajudá-lo a otimizar a jornada do candidato. 

#1 Personalize a comunicação

Adapte sua abordagem considerando o perfil e a história de cada candidato. Faça referência a aspectos específicos do currículo ou perfil do LinkedIn para mostrar interesse genuíno, confirmando que você fez sua lição de casa. 

#2 Seja transparente

Para ter sucesso na seleção e na retenção de talentos, seja honesto e transparente sobre os aspectos positivos e os desafios para a vaga. Fale abertamente sobre a faixa salarial. Sempre que possível, compartilhe o perfil do LinkedIn dos entrevistadores com antecedência. Assim, você elimina qualquer jogo de adivinhação e deixa os candidatos à vontade. 

#3 Capacite os candidatos para que eles participem, de fato, do processo

Essa é uma maneira de dar aos profissionais uma sensação de protagonismo, respeito e envolvimento. Ao fornecer aos candidatos oportunidades de avaliar as pessoas do outro lado da mesa de entrevistas, você cria uma experiência positiva que promove o entusiasmo e a compreensão mútua. 

#4 Compartilhe o material de preparação da entrevista

Permita que o candidato se prepare para o momento da entrevista usando um material de apoio, como um guia em .pdf. Vários elementos podem ser incluídos na descrição do formato da entrevista: tópicos a serem abordados, quais requisitos e critérios os entrevistadores estão avaliando especificamente, dicas sobre preparação (como links para recursos) e de leitura.

#5 Dê aos candidatos uma variedade de horários de entrevista

Sempre que possível, permita que os candidatos escolham entre uma variedade de horários de entrevista. Isso mostra respeito às agendas deles e demonstra vontade da empresa de acomodar suas necessidades.

#6 Crie uma experiência memorável

Busque a excelência em cada interação e crie momentos memoráveis que ressoem, deixando uma impressão positiva duradoura. Gestos inesperados podem causar um impacto significativo.

#7 Defina expectativas claras

A incerteza gera frustração. Para evitá-la, desde o início, declare expectativas claras para o processo de recrutamento, cronograma e feedback. Ao fazer isso, você mitiga o potencial de dissonância e mantém as pessoas engajadas e informadas ao longo de sua jornada do candidato.

#8 Assuma as expectativas que você definiu e meça a evolução delas

Na prática, nem sempre uma ação prevista leva exatamente o tempo estimado. Por isso, acompanhar as expectativas é tão importante. Por exemplo, vale medir o tempo que leva para os candidatos passarem pelas etapas do seu processo e o intervalo necessário para o feedback final. Certifique-se de que esses prazos correspondam ao que você comunicou inicialmente ao candidato.

#9 Lide com as mudanças com leveza

Imprevistos acontecem. Por exemplo, um dos entrevistadores pode ter que cancelar uma agenda, para “apagar um incêndio” que surgiu na rotina. O segredo é aprender a lidar com eles.

Diante de qualquer mudança, observe que você está sendo empático o suficiente com o candidato. Além disso, pense também: você pode ter um entrevistador substituto pronto para assumir a agenda, para evitar o adiamento e qualquer atraso no processo de recrutamento?

#10 Crie finais positivos, independentemente do resultado

Mesmo que um profissional não seja aprovado no recrutamento, pense que a jornada do candidato deve terminar com uma sensação positiva. Um comunicado gentil e respeitoso pode deixar uma impressão duradoura. Os candidatos que se sentem valorizados, mesmo quando reprovados, são mais propensos a falar positivamente sobre sua marca, compartilhando referências e estimulando o marketing boca-a-boca positivo.

Nestes momentos, três atitudes práticas podem contribuir para uma experiência do candidato mais positiva:

Envie comunicados bem pensados: crie e-mails de reprovação que transmitam apreço pelo tempo e esforço do candidato, além de fornecer feedback construtivo para melhoria.

Forneça oportunidades de networking: convide os candidatos malsucedidos para se juntarem à sua comunidade de talentos ou participar de eventos de encontro da empresa, promovendo um senso de conexão com a marca e engajamento contínuo.

Solicite feedback do candidato: essa é uma ferramenta valiosa para o crescimento. Procure ativamente a opinião dos profissionais, no intuito de conhecer a experiência do candidato. Busque saber o que correu bem, além de mapear pontos de melhoria da jornada do candidato. Ouvir os insights deles não apenas mostra seu compromisso com a melhoria, mas também fornece insights valiosos sobre a eficácia do seu processo.

Vale destacar um ponto importante: feedback é via de mão dupla. Portanto, só peça uma avaliação do processo de entrevista se for sua política compartilhar o feedback do candidato.

#11 Busque conectar-se com o candidato

Para se aproximar dos profissionais, um dos caminhos é compartilhar histórias de colaboradores atuais sobre seu dia de trabalho típico, desafios, sucessos e crescimento dentro da empresa. Esse é o tipo de abordagem que cria um senso de pertencimento e desperta o desejo de ser parte da companhia.

Além disso, nas tratativas, adapte seu discurso ao candidato. Descubra o que é importante para cada profissional e busque entender se o seu papel na empresa irá satisfazer os anseios particulares dele, contribuindo para sua autorrealização.

#12 Coloque-se no lugar do candidato

No centro de tudo, o candidato é o ponto focal. É importante se colocar no lugar dele, ouvi-lo e se perguntar se a jornada de recrutamento realmente valoriza as pessoas. Priorizar a experiência do candidato garante um engajamento que define o tom para uma parceria produtiva, quer o profissional seja contratado ou não.

De maneira prática, duas ações são importantes para tornar o processo de recrutamento e seleção mais fluido e orgânico:

Teste sua página de carreira: para ver quais pequenos passos são tediosos e redundantes. Quanto menos cliques e entrada manual de dados, melhor. A experiência do candidato começa já no cadastro do seu currículo. Simplifique. Menos é mais.

Procure por viés inconsciente: analise o processo e busque compreender se o viés inconsciente está ou não levando a decisões tendenciosas e comportamentos prejudiciais. Cada passo deve ser consistente e justo para as pessoas que participam da jornada de recrutamento.

Quais métricas usar para medir a experiência do candidato?

Até aqui, vimos a importância e como construir uma jornada de recrutamento memorável, que define a experiência do candidato.  

O próximo passo é: como medir a experiência dele?

Essa prática é importante porque fornece insights sobre a eficácia dos processos de recrutamento, ajuda a identificar áreas para melhoria e orienta o aprimoramento contínuo do processo de recrutamento e seleção. Assim, a companhia compreende como os candidatos percebem suas interações e experiências.

Aqui estão algumas métricas-chave comumente usadas para medir a experiência do candidato:

Taxa de conclusão da inscrição

Esta métrica mede a porcentagem de candidatos que iniciam o processo de inscrição e o concluem com sucesso. Uma alta taxa de conclusão indica que o processo de inscrição é fácil, simples, conciso e envolvente. Já uma baixa taxa de conclusão sugere que o processo é muito complexo ou demorado, levando à desistência dos candidatos. 

Tempo de inscrição 

Esta métrica se concentra no tempo médio que os candidatos levam para concluir o processo de inscrição. Rastrear o tempo ajuda a identificar áreas potenciais para simplificar, agilizar e otimizar o cadastro de currículo.  

Tempo de resposta às consultas dos candidatos 

A comunicação oportuna e rápida é crucial para uma experiência do candidato positiva. Por isso, esta métrica é tão importante. Ela mede o tempo médio de resposta da organização às consultas dos candidatos, como perguntas sobre o trabalho, status da inscrição ou detalhes da entrevista. Um tempo de resposta mais curto indica um alto nível de engajamento e atenção aos candidatos. 

Taxa de atendimento à entrevista 

Esta métrica mede a porcentagem de candidatos que participam de entrevistas agendadas. Uma alta taxa de participação sugere que os candidatos acham o processo de entrevista atraente e vale a pena. Uma baixa taxa de participação pode indicar problemas com agendamento, comunicação ou desengajamento do candidato. 

Pesquisas de satisfação do candidato 

As pesquisas fornecem um método direto para coletar feedback dos candidatos e medir os níveis de satisfação. Elas podem ser realizadas após cada etapa do processo de recrutamento ou como uma pesquisa abrangente pós-candidatura. Assim, os candidatos avaliam sua experiência, fornecem comentários e oferecem sugestões de melhoria. 

Pontuação do Promotor Líquido (NPS) 

Neste caso, o NPS é a métrica usada para avaliar a probabilidade de os candidatos recomendarem a organização a outras pessoas com base em sua experiência. Os candidatos avaliam sua experiência conferindo uma nota em uma escala de 0 a 10. O NPS é calculado subtraindo a porcentagem de detratores (baixas classificações) da porcentagem de promotores (altas classificações).  

Taxa de aceitação da oferta 

Por fim, a taxa de aceitação mede a porcentagem de candidatos que aceitam as ofertas de emprego feitas pela organização. Uma alta taxa indica que os candidatos percebem a organização e seu processo de recrutamento de forma positiva. Por outro lado, uma baixa taxa de aceitação pode sugerir problemas com a experiência do candidato ou com os pacotes de remuneração e benefícios.  

Como melhorar a experiência do candidato? 

Ao fazer uma avaliação da experiência do candidato, considerando as principais métricas, as organizações podem obter informações valiosas que permitem redesenhar a jornada. Tais indicadores ajudam a identificar áreas para melhoria, orientar a tomada de decisões e comparar o desempenho em relação aos padrões e aos concorrentes do setor. 

Assim, é possível trabalhar para aumentar a atração e a retenção de talentos sobre os pontos fortes e fracos da sua experiência do candidato. É importante personalizar as ações da jornada do candidato e as métricas com base nas metas e objetivos da empresa. Dessa forma, os gestores garantem um alinhamento com a experiência desejada e a estratégia geral de aquisição de talentos.  

Talvez, sua empresa ainda não tenha construído uma cultura de recrutamento dentro da equipe de contratação, causando atrasos no processo, bem como atritos na experiência do candidato. Esse cenário pode mudar. 

Neste artigo, apresentamos algumas das boas práticas e ferramentas para melhorar a experiência do candidato. É certo que esse redesenho da jornada requer mais tempo e recursos. De todo modo, o investimento vale a pena. Isso porque uma experiência de candidato amigável e memorável ajudará você na busca pelos melhores talentos, bem como no fortalecimento da marca empregadora. 

Em breve, novidades da Senior 

A Senior está preparando o lançamento de uma solução que incorpora todos os conceitos de ATS e oferece ao RH as ferramentas adequadas para oferecer uma melhor experiência para os candidatos.  

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Fonte: Senior Sistemas

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