Marketplace: o que é e como funciona?

Neste conteúdo, além dos benefícios no processo de compra e venda digital, você vai entender mais sobre o que é e como funciona um Marketplace, a diferença entre Marketplace e e-commerce e ainda ver alguns exemplos. Boa leitura!

Se você faz compras online com frequência ou disponibiliza ofertas na internet, certamente já ouviu falar de Marketplace.

Esse modelo de plataforma de negócios se tornou uma tendência no ecossistema digital há um bom tempo e não são poucas as marcas consolidadas no mercado que vêm se adaptando ao modelo, com o objetivo de oferecer melhores experiências de compra e venda.

Se engana quem pensa que os benefícios do Marketplace são uma exclusividade de quem vende (lojas, varejos, prestadores de serviços, desenvolvedores e outros). Pelo contrário, esse modelo de negócio é uma via de mão dupla com muitas vantagens para quem compra também.

O que é Marketplace?

Vamos lá, duas perguntas rápidas: Quando foi a última vez que você foi ao cinema para assistir ao lançamento de um filme? E para as compras do mês da sua casa, foi ao mercado e encheu o carrinho de compras físico?

As duas situações – tanto a de ir ao cinema, quanto ao mercado – ainda são bastante comuns no cotidiano das pessoas, mas é interessante observar que ambas, com os avanços tecnológicos em serviços digitais, podem ser feitas sem sair de casa.

Há plataformas de streaming de filmes, por exemplo, que lançam títulos nos cinemas e, simultaneamente, na plataforma. Sem contar ainda que através de aplicativos de fast food, também é possível fazer as compras pela tela do celular, sem sair de casa.

Mas, o que isso tem a ver com Markeplace?

Neste mesmo contexto do cinema e mercado, você pode compreender o Marketplace como um shopping center, só que totalmente virtual. As lojas e ofertas, atendimento, clientes, assim como todo processo de compra e venda são digitais.

Portanto, Marketplace é um modelo de plataforma de negócios digital, conectado aos hábitos de consumo das pessoas e que reúne diferentes ofertas em um só espaço virtual. Nele, diferentes lojas, vendedores, prestadores de serviço e etc., podem disponibilizar ofertas e vender seus produtos mutuamente, expandindo as opções dos consumidores.

Quer saber mais sobre o conceito de Marketplace e as evoluções dos modelos de plataforma? Assista ao vídeo e descubra como a tecnologia e a colaboração podem ser fortes aliadas dos negócios online.

Qual a diferença entre marketplace e e-commerce?

Embora haja características muito semelhantes, há também bastantes distinções entre um e o outro, sejam nos conceitos e/ou na aplicação prática.

Enquanto o e-commerce, geralmente, se caracteriza por ser um site ou loja virtual de uma só marca, no qual ela anuncia e comercializa seus produtos, o marketplace, por sua vez, é um espaço virtual em que diferentes vendedores podem anunciar e vender. Inclusive, dois grandes exemplos de operações em Marketplace são a Magazine Luiza e o Mercado Livre.

Como funciona um marketplace?

De certa forma, um marketplace funciona como um shopping center, só que virtual.

Nos shoppings, os consumidores encontram várias lojas físicas, com produtos de diferentes marcas e preços em um só centro comercial.

A lógica de uma marketplace é basicamente a mesma, mas em forma de comércio eletrônico e virtual, conectando marcas, lojas e outros em um só site, ampliando as opções de consumidores.

Geralmente, o próprio marketplace se responsabiliza por divulgações, fotos de produtos, métodos de pagamento, disponibilização de logins e acessos, logística de entrega e outros.

Para vendedores

Para os lojistas, o marketplace traz benefícios no que diz respeito a divulgação e visibilidade, fortalecendo, inclusive, a marca (o famoso branding, sabe?).

Por exemplo, imagine um pequeno varejista que está começando e anunciando seu produto em um marketplace de uma marca já consolidada no mercado. Dessa forma, ele consegue mais visibilidade e alcance, com um custo muito menor, uma vez que não é necessário criar um site ou um domínio do zero e investir (tanto o tempo, quanto recursos) em práticas de marketing digital.

Esse é também um ponto que merece atenção e cuidado: Estar em um marketplace não é sinônimo de marketing digital garantido. Há estratégias bastantes importantes e inteligentes para a divulgação de produtos que devem estar conectadas ao uso da plataforma.

Para os Clientes

Para os clientes, é muito mais fácil encontrar a oferta mais adequada para a necessidade e valor. Ao invés de acessar vários sites, é possível encontrar a oferta mais adequada em um só acesso, além de mais rápido, uma vez que ele pode comprar mais de uma oferta de diferentes fornecedores com apenas uma transação de pagamento.

De forma bem resumida, para vendedores, o Marketplace se torna um ambiente muito mais democrático. Já para o cliente, proporciona uma experiência diferenciada ao entregar diversas ofertas e produtos na mesma procura e criar um potencial, ainda maior, na sua decisão de compra.

A empresa referência em tecnologia para gestão no Brasil, agora pode ser a vitrine do seu negócio!

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?