Em um cenário onde a retenção de talentos é cada vez mais desafiadora, o recrutamento interno surge como uma solução estratégica essencial.
Ao valorizar e promover os colaboradores que já conhecem a cultura da empresa, essa abordagem não só garante a continuidade dos negócios, mas também impulsiona o desenvolvimento da equipe. Mas o que é recrutamento interno, e quais são suas vantagens e desafios?
Neste artigo, aprofundamos no conceito de recrutamento interno, elucidamos as diferenças do recrutamento externo e exploramos os benefícios desse processo. Além disso, revelamos as etapas a serem seguidas para implementar o recrutamento interno com sucesso.
O que é recrutamento interno?
O recrutamento interno é o processo que permite preencher vagas abertas dentro da empresa, a partir da alocação de colaboradores que já pertencem ao quadro, mas exercem suas funções em diferentes equipes, departamentos, locais e linhas de negócios.
Quando o RH decide pelo recrutamento interno, para preencher determinada vaga, ele valoriza as pessoas que já estão trabalhando na empresa e, por isso, têm uma visão privilegiada da organização.
O recrutamento interno promove a retenção dos profissionais à medida que proporciona avanço na carreira. Em meio ao um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, importa para o colaborador saber que ele tem a oportunidade de crescer e se desenvolver na empresa que ele está, sem a necessidade de buscar outras organizações.
Exemplos de recrutamento interno
Existem diferentes tipos de recrutamento interno. A seguir, listamos os principais:
Promoções
É o processo de recrutamento interno favorito entre os colaboradores porque recompensa o desempenho exemplar e os motiva a se destacar. Costuma ser usado para desafiar os profissionais como parte do desenvolvimento de sua carreira.
Resumidamente, a promoção envolve novas responsabilidades, além de uma remuneração maior. Algumas promoções ocorrem dentro do mesmo cargo, como um analista I que passa a ser analista II, e assim por diante. Ou, podem envolver mudanças de cargos, como um especialista em marketing ser promovido a coordenador de área.
Transferências
Geralmente, é o processo de mudança de um colaborador, que migra de um setor para o outro, mas permanece no mesmo cargo. Esse exemplo de recrutamento interno é comum para grandes empresas com vários locais, devido a requisitos comerciais ou a pedido do funcionário por motivos pessoais, como mudança de residência.
Por exemplo, um especialista em TI que reside em São Paulo pode ser transferido para o escritório de Brasília para executar o mesmo trabalho. Na transferência, também pode acontecer do profissional ter a mesma autoridade, mas trabalhar em uma função diferente. Esse movimento é oportuno para pessoas que exploram mudanças de carreira.
Reestruturação da empresa
Na gestão das companhias, mudanças comerciais como fusões e aquisições resultam em uma reorganização da empresa. De outro modo, eventos econômicos como recessão, pandemia e inflação também podem levar os gestores a desacelerar o ritmo de crescimento.
Um exemplo é a queda no número de vendas no varejo físico. Neste caso, os profissionais da loja podem assumir tarefas relacionadas à operação do e-commerce para dar suporte ao setor digital da empresa.
Aprendizagem
Quando a empresa admite um estagiário em uma posição efetiva, com uma jornada regular de tempo integral, esse movimento também é considerado recrutamento interno. Afinal, o colaborador avança na carreira e permanece na empresa.
Como vimos até aqui, em todos os exemplos, o recrutamento interno está profundamente conectado com a valorização das pessoas e a retenção de talentos.
Quais são as vantagens do recrutamento interno?
O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e dinâmico, exige das empresas estratégias eficazes para atrair e reter talentos. Nesse contexto, o recrutamento interno ganha relevância, pois permite valorizar e desenvolver o potencial dos colaboradores que já conhecem a cultura e os processos da organização.
Esse tipo de recrutamento não só economiza tempo e recursos em comparação com a contratação externa, mas também fortalece o engajamento e a retenção dos talentos, oferecendo um caminho claro de crescimento e reconhecimento.
Além disso, ao priorizar o desenvolvimento interno, as empresas se tornam mais adaptáveis às mudanças, pois contam com colaboradores motivados e preparados para enfrentar novos desafios, o que contribui para uma vantagem competitiva em um mercado tão exigente.
Confira a seguir, os detalhes dos principais benefícios da prática do recrutamento interno:
Baixo custo por contratação
Contratar pessoas internamente pode economizar dinheiro para a empresa, que não precisa gastar com as despesas usuais de recrutamento, como:
Anúncios de emprego: a empresa fica isenta de pagar ao Google ou LinkedIn para destacar suas vagas no topo dos resultados de pesquisa ou feed da página inicial.
Plataformas de empregos: o RH não destina recurso financeiro para pagamento de plataformas, como o Indeed e Catho, para anunciar suas vagas. Basta informar sua equipe sobre as vagas disponíveis por e-mail, boletim informativo, em uma reunião de equipe ou postando em quadros de avisos nas instalações da empresa.
Confirmação de perfil e experiência: o RH e os líderes de área já conduziram uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais na contratação. Agora, o caminho é mais curto. Os gestores envolvidos no recrutamento interno podem confirmar com o líder ou com os seus colegas se o profissional é, de fato, qualificado para o trabalho.
Agências de recrutamento: quando o RH tem dificuldade para encontrar a pessoa certa para determinada vaga, geralmente busca agências especializadas para viabilizar o recrutamento e seleção. Porém, esse costuma ser um serviço caro. Com o recrutamento interno, você pode fornecer treinamento de aprendizagem para profissionais mais experientes, preparando-os para cargos de destaque na empresa.
Agilidade para o fechamento de vagas
Ao escolher pelo recrutamento interno, outro ganho importante é a redução dos custos e tempo de contratação.
Como os colaboradores atuais já têm fit cultural com a marca empregadora, a equipe de RH não precisa se dedicar a uma série de etapas custosas e demoradas, como a triagem de currículo, integração e treinamento.
Na prática, depois de receber a inscrição do colaborador para o recrutamento interno, basta acessar facilmente os registros para avaliar seu desempenho e sua aderência ao perfil da vaga.
Além disso, no recrutamento interno, não há necessidade de conduzir um longo processo de entrevista, quando o profissional está buscando uma vaga dentro do mesmo departamento.
Menos tempo para integração
Toda vez que uma pessoa começa um novo emprego, há sempre um período de adaptação. No entanto, o período de integração de candidatos internos é menor do que o de contratações externas. Afinal, eles já estão familiarizados com as políticas, práticas e cultura da empresa.
Muitas vezes, eles também já conhecem as pessoas com quem trabalharão antes mesmo de começarem oficialmente na nova posição.
O colaborador aprovado no recrutamento interno também pode ter expectativas e percepções mais claras sobre o novo trabalho, especialmente quando muda dentro da mesma equipe ou para um departamento semelhante. Tudo isso contribui para a produtividade, o clima organizacional e a retenção de talentos.
Aumento de motivação e satisfação dos colaboradores
Um estudo da Jobvite revelou que quase 2/3 dos funcionários acreditam que promover os colaboradores internamente é melhor do que contratar profissionais externos. Entre eles, 56% consideram que o recrutamento interno é melhor para a motivação.
Portanto, se você deseja reter os talentos da sua empresa, reconheça o desempenho deles promovendo-os. O recrutamento interno de colaboradores permite que eles aprendam coisas novas e tentem novos desafios. Dessa forma, a empresa também retém a expertise construída pelos membros do seu time em vez de perdê-la para os concorrentes.
Valorização do conhecimento e da cultura organizacional
É da natureza humana buscar crescimento e melhoria. As pessoas querem trabalhar para uma organização que tenha clareza de propósito e forneça uma visão de futuro, algo pelo qual ansiar.
Neste cenário, o recrutamento interno reduz a rotatividade de colaboradores, enquanto também fortalece o espírito de equipe, melhorando e preservando o conhecimento. Desse modo, o ambiente organizacional se mantém mais saudável, alinhado com a cultura da marca empregadora.
Como funciona o processo de recrutamento interno de colaboradores?
Depois de avaliar as vantagens do recrutamento interno, você decidiu incluir essa abordagem em sua estratégia geral de contratação. Mas, então, por onde começar?
Aqui estão algumas práticas recomendadas para um recrutamento interno de colaboradores bem-sucedido:
Crie uma política para contratação interna
Antes de mais nada, é importante estabelecer uma política de contratação interna para os profissionais de RH e líderes de área. São aspectos importantes:
Elegibilidade: defina critérios para recrutamento interno, como tempo de serviço na empresa, nível de desempenho atual ou posição no cargo, localização geográfica;
Processo de seleção: descreva os procedimentos para envio de candidaturas, triagem de candidatos, entrevista com o gerente de contratação e os prazos esperados para as respostas e conclusão do processo de recrutamento interno.
Comunicação: construa uma campanha de comunicação e defina os canais que serão usados para promover a vaga de emprego. É importante detalhar ainda como os líderes podem envolver os membros de sua equipe, estimulando candidaturas à vaga aberta, e como os gestores de diferentes equipes podem conversar entre si para promover as vagas uns dos outros. Vale lembrar que esse precisa ser um processo transparente, do planejamento, passando pela comunicação até a aprovação do candidato.
Invista na divulgação e comunicação das vagas de recrutamento interno
O próximo passo é trabalhar na divulgação das vagas disponíveis. Um dos principais canais na estratégia de recrutamento interno, é a página de carreira interna da organização, entre outras ferramentas internas particulares de cada empresa.
Assim como acontece no recrutamento externo, é importante apresentar a descrição do cargo com riqueza de detalhes, incluindo a visão geral do cargo, responsabilidades e qualificações.
No entanto, na descrição do cargo interno, destaque outras informações como os principais produtos/serviços que o colaborador terá contato, a base de clientes para dar suporte, o gerente de contratação ou supervisor imediato, a equipe e os KPIs para a função.
Dedique-se à seleção e avaliação dos candidatos
No recrutamento interno, a avaliação dos candidatos costuma ser mais rápida, pois eles já fazem parte do quadro de colaboradores e há dados de desempenho e histórico à disposição.
Em vez de realizar uma triagem extensa, o recrutador pode focar diretamente nos aspectos essenciais para garantir a melhor escolha. Assim, para avaliar o potencial e a aderência de cada candidato à vaga, é importante concentrar esforços em três áreas principais:
- Avaliação de desempenho — considerando o histórico de resultados e contribuições na função atual;
- Confirmação de habilidades e competências — com base em feedbacks, formações e registros de projetos realizados;
- Fit cultural do colaborador com a marca empregadora — avaliando o alinhamento com os valores e a cultura organizacional.
Atualize os candidatos sobre o andamento do processo de contratação
Assim como acontece no recrutamento externo, é fundamental que o RH seja transparente na seleção com os candidatos internos. Comunique sempre o status de suas inscrições e as atualizações do processo de recrutamento interno.
Esse cuidado fortalece a marca empregadora e a cultura da empresa, melhorando a experiência do colaborador candidato.
Neste processo, uma das etapas cruciais será a divulgação do resultado, para os candidatos não aprovados. Pode ser desafiador ter essa conversa quando você já conhece o colaborador.
Por isso, busque uma comunicação positiva, informando-os sobre seus pontos fortes e o que eles podem fazer para se preparar para futuras vagas. Sugira mentoria, treinamento e outras oportunidades de aprendizagem e formação continuada, de acordo com a necessidade de cada um. Mantenha um canal aberto para o colaborador tirar dúvidas e se sentir confiante a participar de processos futuros.
Avalie seu processo de recrutamento interno
Após uma campanha de recrutamento interno bem-sucedida, é hora de revisar os resultados em busca de melhorias. Algumas considerações a serem incluídas:
- O colaborador escolhido teve um bom desempenho conforme descrito na descrição do cargo? Ele atendeu às expectativas do responsável pela contratação?
- Caso o candidato não tenha certas qualificações, a empresa foi capaz de fornecer o treinamento necessário para ajudar o colaborador a desempenhar seu trabalho de forma adequada? E se o treinamento foi fornecido, o candidato aprendeu bem e isso refletiu no desempenho dele?
- Como foi a qualidade da contratação? O candidato interno teve um desempenho melhor em comparação com um candidato externo (se a organização contratou externamente, em outro momento, para a mesma função)? O candidato interno permaneceu mais tempo na função em comparação com alguém admitido em recrutamento externo?
- Qual foi o impacto da redução no tempo de contratação ou no orçamento de recrutamento ao contratar internamente?
- Você pode repetir o mesmo processo de recrutamento interno para todas as vagas, ou é necessário estabelecer critérios e estratégias distintas para cada posto?
Ao refletir e ponderar sobre essas questões, o RH passa a ter parâmetros claros para fazer melhorias contínuas no processo de recrutamento interno.
Diferença entre recrutamento interno e externo
A principal diferença entre recrutamento interno e externo está na fonte de talento. O recrutamento externo olha para fora da organização buscando encontrar candidatos com o perfil ideal para a vaga. Por outro lado, o recrutamento interno se concentra na identificação e seleção de candidatos que já integram a sua força de trabalho.
Além dessa diferença fundamental, aqui estão outras igualmente importantes:
- O recrutamento interno requer menos recursos financeiros e menos investimento de tempo;
- No recrutamento interno, os gerentes de contratação já estão familiarizados com os colaboradores e vice-versa;
- O recrutamento interno pode servir como uma ferramenta para reconhecimento e desenvolvimento dos talentos da equipe, entre outros benefícios.
- Quais são os desafios do recrutamento interno?
Como vimos até aqui, o recrutamento interno traz uma série de vantagens para o RH e os colaboradores. Porém, na mesma esteira, a empresa lida com desafios próprios dessa modalidade de contratação. Veja os dois principais:
Conflitos de interesse entre colaboradores
Considerando que os profissionais envolvidos no recrutamento interno já conhecem os candidatos e colegas, é preciso pensar em maneiras de evitar que um ou outro colaborador seja privilegiado no processo de seleção.
De outro modo, o momento de dar feedback construtivo aos colegas não aprovados pode ser igualmente delicado. Então, faça isso de maneira positiva e profissional. Liste razões específicas que levaram o candidato a ser eliminado do processo de recrutamento interno e mostre também caminhos para que ele adquira novas habilidades e competências e possa ter êxito nas próximas seleções.
Necessidade de transparência e equidade
É importante ter em mente que o recrutamento interno deve ser conduzido com transparência, equidade e critérios de elegibilidade.
Então, considere compreender como os profissionais de RH e líderes de área podem avaliar com sucesso as habilidades dos colegas de trabalho para um novo cargo.
Por exemplo, os gestores precisam saber como solicitar e avaliar evidências comportamentais das habilidades dos colaboradores. Além disso, eles devem aprender a conduzir entrevistas objetivas e aprofundadas com pessoas que já conhecem, evitando tirar conclusões a partir do que já sabem sobre aquele colaborador.
Conclusão
Na busca do candidato ideal para uma vaga, os recrutadores não devem ignorar os talentos disponíveis na empresa. Muitas organizações, privilegiam o recrutamento interno em um primeiro momento e, só depois, quando não localizam o profissional certo, buscam candidatos via recrutamento externo.
Na prática, para ter sucesso com essa abordagem, o RH deve estabelecer critérios de recrutamento interno, definidos em uma política de contratação clara, transparente e completa. Assim, é possível evitar situações embaraçosas, como resultados influenciados pela proximidade do líder com o colega, ou insatisfação dos colaboradores.
Em síntese, quando bem definido e executado, o recrutamento interno contribui para que a empresa desenvolva e retenha talentos. Com o ATS da Senior, esse processo se torna ainda mais robusto, garantindo que as oportunidades de crescimento estejam sempre ao alcance dos colaboradores.
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Fonte: Senior Sistemas