Como retificar a ECD 2016

Do SPED Contábil, a Escrituração Contábil Digital | ECD pode ser retificada. O prazo para o envio da ECD encerrou em 31 de maio de 2016.

O sistema logo implementará o Decreto 8.683/2016, quando haverá alteração nas condições de correções. Enquanto isso, elas podem ser realizadas normalmente, sem multa em relação à escrituração retificada, segundo informações do site do SPED – sped.gov.br

Como fazer

Para ajudar na correção, a orientação da Receita Federal é verificar o item 1.12. Substituição do Livro Digital Transmitido do Manual da ECD.

Importante: o campo 14 IND_FIN_ESC (finalidade da escrituração substituta) do registro 0000 da escrituração deve ser 1 ou 2 (dependendo da escrituração ter NIRE -1- ou não -2) e o campo 15 COD_HASH_SUB do registro 0000 da escrituração deve conter o hash do livro a ser substituído.

Sobre a ECD
Também conhecida como SPED Contábil, a Escrituração Contábil Digital | ECD é destinada para fins contábeis, fiscais e previdenciários e normatizada pela Instrução Normativa RFB 1.420/2013, compreendendo a versão digital dos livros contábeis.

SOLUÇÕES WK
A WK Sistemas dispõe de solução que permite gerar, com total segurança e tranquilidade, os arquivos SPED Contábil, através do Radar Contábil. Experiente nossa solução.

Fica a dica
Aproveite e assista a nosso vídeo sobre subcontas correlatas.

Fonte: WK Sistemas