Entenda a importância de acompanhar a na gestão

Hoje, quando é necessário pagar alguma conta, uma grande parcela das pessoas já opta pela comodidade de um aplicativo. Da mesma forma, no momento de lazer, escolhe algum programa em sua smart TV. Os exemplos continuam, mas o que queremos deixar claro é que vivemos um período novo e que se consolida a cada dia graças à transformação digital, que traz consigo mais agilidade e dinamismo à nossa rotina.

E na gestão empresarial não é diferente. Não faltam soluções tecnológicas para organizar, armazenar e processar os dados nas empresas. Tudo de forma a facilitar o dia a dia de quem administra um negócio. Então, o segredo é saber embarcar nessa onda e aproveitar o que o universo digital proporciona de melhor, como mais velocidade, assertividade e segurança para tomar decisões e solucionar problemas.

Como nós, da WK, temos compromisso em acompanhar a inovação e proporcionar às empresas cada vez mais agilidade e flexibilidade, com soluções centradas no cliente, elaboramos este artigo para mostrar a você a importância de entrar com consciência neste movimento digital que pode ser decisivo para o sucesso da sua organização. Vamos lá?

A transformação digital na gestão

Quando ouvimos falar que determinado movimento é um caminho sem volta, a gente pode pensar que não passa do famoso papo de vendedor e que quem diz isso está tentando apenas convencer a outra pessoa. Afinal, como alguém pode prever o futuro e fazer uma afirmação dessas com tanta certeza?

Mas se há um movimento sobre o qual podemos cravar que veio para ficar e que realmente não tem mais volta é a transformação digital. Fábricas, casas, televisores, celulares e robôs inteligentes são apenas alguns exemplos que justificam nosso argumento. Para afirmarmos isso, não precisamos ter bola de cristal ou recorrer a obras de arte futurísticas. Tudo isso já está no nosso dia a dia.

Essas transformações provocadas pelo digital estão ficando cada vez mais abrangentes e, como não poderia ser diferente, chegaram também à gestão empresarial. Velhos hábitos, métodos e procedimentos estão ficando para trás e dando lugar ao que é novo e moderno. Por meio da tecnologia, é possível dar velocidade às respostas, fornecer atendimento personalizado, melhorar o desempenho das equipes e aumentar o alcance da marca. E, consequentemente:

  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Comercializar produtos ou prestar serviços de maneiras diferenciadas;
  • Otimizar a cadeia de processos;
  • Tomar decisões estratégicas com base em dados reais, não em achismos.

Quer dizer, a transformação digital envolve a reestruturação de processos e a absorção de uma cultura digital, proporcionando uma série de vantagens aos negócios. Veja:

Agilidade

A resposta às demandas de clientes, fornecedores e outros parceiros fica muito mais rápida. Dessa forma, projetos, entregas e outras obrigações ficam mais ágeis e menos propensas a atrasos e outros problemas.

Comunicação

Com a constituição de ambientes digitais dentro das empresas, o trânsito das informações fica muito mais rápido e dinâmico. Um dado de determinada área, por exemplo, que poderia levar horas ou dias para ser solicitado, apurado e entregue, pode ser acessado rapidamente por meio de um sistema de gestão integrado, o famoso ERP. Assim, uma série de processos pode ser agilizada.

Redução de custos

A otimização dos processos e o ganho em agilidade poupa muito tempo, esforço e recursos no dia a dia da empresa. E isso, consequentemente, se traduz em diminuição dos custos. Uma operação contábil, por exemplo, que poderia levar mais de um dia, é realizada em minutos. Do mesmo modo, os erros e o retrabalho caem drasticamente, bem como o desperdício.

Menos riscos

O nível de assertividade alcançado por muitas soluções tecnológicas diminui o risco de muitos processos e operações. Cálculos ficam mais precisos e outras informações tornam-se mais confiáveis.

Ganho de escala

Tornar-se escalável não é uma possibilidade real para todas as empresas, pois para muitos negócios não é possível absorver mais demanda sem aumentar a estrutura. No entanto, a tecnologia permite que esses negócios ganhem escala por meio de determinados processos administrativos. Um sistema pode acompanhar o crescimento do empreendimento, que não precisará trocar de solução no momento de uma expansão, por exemplo. Isso sem contar que é possível fazer mais sem, necessariamente, aumentar os recursos.

Esses e outros benefícios resultam em vantagem competitiva para as empresas que aderem ao movimento da transformação digital. Dar respostas mais rápidas e ter processos bem definidos pode ser decisivo em um mercado tão concorrido e que apresenta novidades de uma maneira muito rápida.

E esse é um caminho sem volta. Quem não entender o que o momento pede e quais são as atitudes necessárias daqui para frente corre o sério risco de ficar para trás e ver os concorrentes tomarem a dianteira. É por isso que nós, da WK, reforçamos o nosso compromisso com a tecnologia e a inovação e deixamos nossos canais abertos para você tirar todas as suas dúvidas e conversar diretamente com nossos especialistas. Conte com a gente para transformar a gestão da sua empresa!

Fonte> WK Sistemas