Entenda a importância de gerenciar bem os roteiros de fabricação

Além de ter um bom produto, saber vender e controlar as finanças, um dos segredos de uma indústria é conseguir controlar a produção de maneira inteligente, sustentável e eficiente. Quer dizer, é fazer uma gestão que seja capaz de entregar com qualidade, agilidade e dentro dos prazos. E uma forma de fazer isso com segurança e eficácia é criando e gerenciando com assertividade os roteiros de fabricação.

Um roteiro de fabricação funciona como uma lista de operações, materiais e equipamentos necessários para produzir um item. Em resumo, podemos dizer que é o detalhamento de todo o processo produtivo que serve de subsídio para o trabalho dos profissionais dos setores que estão envolvidos nas atividades relacionadas a ele.

Os engenheiros de produção definem os materiais que serão necessários para fabricar o produto, assim como também desenham os procedimentos e estipulam os recursos mais adequados para esse processo. A partir daí, esses profissionais podem atuar em parceria com a área de manufatura para criar os roteiros de fabricação que entregarão os melhores resultados.

Esse trabalho em equipe, por sua vez, exige uma intensa troca de informações e feedbacks para que se chegue ao roteiro ideal. De um lado, os engenheiros podem passar todas as determinações técnicas da concepção do produto. Do outro, os responsáveis pela manufatura possuem o conhecimento e a experiência de quem está no dia a dia da produção para fazer ajustes e propor novas soluções.

Com o roteiro e o devido planejamento, os controladores podem programar a produção com base em informações relacionadas aos métodos de produção e aos materiais necessários, permitindo que os operadores sigam orientações precisas. Assim, as chances de erro no processo de fabricação reduzem consideravelmente.

Para entender a importância de tudo isso, basta imaginar uma equipe de operadores sabendo exatamente o que precisa fazer, tendo noção de tempo, da sequência das operações, do desempenho das máquinas, da quantidade de matéria-prima e do nível de qualidade esperado na ponta final.

Além do processo produtivo em si, os responsáveis por mensurar os custos também podem trabalhar esses dados e dimensionar os gastos gerados na fabricação de maneira muito mais precisa e de acordo com a realidade do negócio.

Dentro desse contexto, os roteiros de fabricação geram benefícios ainda na comunicação entre os setores da indústria. Ter todas as informações detalhadas e os procedimentos listados evita ruídos nos contatos entre os funcionários, pois está tudo devidamente descrito e documentado. Em outras palavras, é criado um padrão a ser seguido por todas as equipes envolvidas na produção. Nessa perspectiva, é possível até mesmo trabalhar com valores, a fim de otimizá-los.

Roteiros de fabricação facilitam o monitoramento

Outra vantagem proporcionada pelo gerenciamento dos roteiros de fabricação é a possibilidade de monitorar o planejamento. Dessa forma, os gestores conseguem observar o que está ou não dando certo no processo produtivo e fazer os ajustes necessários nas operações.

Se a ordem de montagem de algum componente não estiver sendo eficiente, por exemplo, é possível fazer algum ajuste. O mesmo vale para uma máquina que não está tendo o desempenho esperado ou o encaixe correto de uma peça. Se um desses elementos não estiver funcionando conforme a expectativa, o impacto será sentido em todo o processo. Por isso a importância de fazer o acompanhamento.

As decisões, portanto, podem ser tomadas de maneira mais rápida e assertiva pelos gestores, o que inclui a retirada temporária de um produto de linha, a troca de uma máquina ou o ajuste em alguma matéria-prima.

Em processos como esses, contar com a ajuda da tecnologia é sempre importante. E algumas soluções atuam justamente nesse gerenciamento dos roteiros de fabricação. Entre elas está o ERP Radar Empresarial.

nosso sistema permite a gestão das demandas e dos processos produtivos de forma facilitada. Por meio da preparação de ordens de produção (OPs) e com base em necessidades de vendas ou mesmo internas, é possível fazer um acompanhamento e um controle da produção em tempo real.

Além disso, todo o processo de fabricação e montagem pode ser mapeado por meio da engenharia de produto, que permite o detalhamento de especificações técnicas necessárias para a produção. Assim, há a possibilidade de priorizar essa produção de acordo com as demandas comerciais, bem como controlar refugos, reprocessos, fazer a rastreabilidade de produtos acabados e insumos por lote de fabricação.

E então, que tal conhecer melhor nossa solução e descobrir como ela pode ajudar sua indústria a gerir a produção com a máxima performance possível? Entre em contato com a gente! A WK Sistemas está pronta para auxiliar seu negócio a produzir com eficiência e qualidade.

Fonte: WK Sistemas