Estudos reforçam importância em investir em tecnologia

6ª RM Vale TI terá soluções para alavancar negócios na indústria 4.0, agronegócio, varejo e smart cities.

Estudos reforçam importância em investir em tecnologia

Investir em tecnologia aumenta o lucro das empresas. Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que para cada 1% a mais investido em TI, o lucro da empresa aumenta 7% após dois anos. Essa vantagem tem feito com que as empresas mantenham os investimentos em TI mesmo em períodos de turbulências econômicas. Isso também foi o que revelou pesquisas da FGV e da Consultoria Gartner, especializada em tecnologia. Nos últimos anos, as empresas mantiveram os investimentos na área em torno de 7,7% da receita líquida, independente do cenário econômico.

Já a Consultoria Deloitte identificou que seis em cada dez executivos têm dedicado recursos para infraestrutura de tecnologia da informação e softwares justamente como parte das medidas para ganhar produtividade.

Em meio a esse cenário em que empresas vêm mantendo as perspectivas de investimentos em novas tecnologias para ganhar em produtividade, otimizar processos e garantir a melhoria contínua, o APL TIC Vale (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação), do Parque Tecnológico São José dos Campos, promove a 6ª edição da RM Vale TI, uma das mais importantes feiras de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo, que acontece de 22 a 24 de outubro, das 9h às 18h, na sede do Pqtec, com entrada gratuita.

Com o tema Transformação Digital, a edição 2019 da RM Vale TI tem o objetivo de criar um ambiente propício para que empresas e órgãos públicos possam conhecer as tecnologias desenvolvidas no país, que contribuam para transformar o modelo de negócios e processos operacionais, tornando-os ágeis, precisos e livres de burocracia.

RM Vale TI — Foto: RM Vale TI

Os visitantes encontrarão tecnologias em exposição que adotam o que há de mais atual no mercado mundial, com o uso de soluções de IoT (Internet das Coisas), Big Data, Inteligência Artificial e muito mais. Haverá exposição de soluções para os setores público, com o foco em Smart Cities; Indústria 4.0; Agronegócio e Varejo.

“A RM Vale TI é extremamente importante tanto para nosso ecossistema quanto para toda região do Vale do Paraíba. A feira que consolida todo o trabalho do cluster de TIC do Parque Tecnológico, demonstrando quão grande é o cluster local tanto em oferta de tecnologia quanto na gestão das empresas locais. Como empresário, é fundamental ter em nosso calendário esse momento para demonstração de nossa empresa e de nosso negócio”, destaca Rogério Marinho, Diretor Administrativo da Conexão Local, empresa que participa da RM Vale TI desde sua primeira edição.

Paralelo à Feira, vão acontecer Rodadas de Negócios entre empresas, grandes players e órgãos públicos, interessados em conhecer as tecnologias desenvolvidas e que podem contribuir para os negócios e os desenvolvimentos das cidades. Esse é um dos momentos de maior assertividade na conclusão de negócios, pois a Rodada de Negócios começa antes mesmo da feira. Em uma plataforma online empresas ofertantes e grandes players iniciam os contatos, identificando as necessidades e interesses de cada um. Durante a feira, a reunião presencial acontece com um nível elevado de conclusão de negócios, isso porque a Rodada de Negócios conta com a participação de profissionais com grande poder de decisão na escolha dos fornecedores.

RM Vale TI — Foto: RM Vale TI

Somente durante a edição 2018, a Rodada de Negócios da RM Vale TI foi responsável pela geração de cerca de R$ 10 milhões em negócios. Para este ano, a organização do evento ampliou o tempo de execução da Rodada, permitindo que um número maior de reuniões seja realizada em um só dia. As empresas ofertantes poderão agendar com até 16 empresas ou órgãos públicos em uma única tarde, economizando em tempo e em logística para apresentar os diferenciais da empresa.

A Rodada de Negócios acontece no dia 22 de outubro, das 13h30 às 17h, com foco em Smart Cities. No da 23 de outubro, a Rodada acontece das 13h30 às 18h, com foco nas temáticas Indústria 4.0, Agronegócios e Varejo. Os ingressos para a Rodada de Negócios podem ser adquiridos pelo site da RM Vale TI. Expositores garantem a presença na Rodada de Negócios.

Box – Congresso da 6ª RM Vale TI

O compartilhamento de informações é um dos focos da RM Vale TI e, nesta 6ª edição, estão programados 12 painéis com temas relevantes para o setor produtivo. Durante os dias 22, 23 e 24 de outubro, o Congresso RM Vale TI será realizado dentro da programação do evento.

Os setores de Smart Cities, Indústria 4.0, Agronegócios e Varejo são contemplados com uma programação especial de palestras e painéis, com a temática central da transformação digital, que norteia todas as ações da RM Vale TI 2019.

RM Vale TI — Foto: RM Vale TI

No dia 22 de outubro, os visitantes poderão aprofundar as informações sobre a tecnologia aplicada para Smart Cities. Prefeitos e gestores públicos são alguns dos palestrantes já confirmados. No dia 23 de outubro, a temática do Congresso será da Indústria 4.0 e do Agronegócio. Representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), de associações de produtores rurais, de empresas e do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), entre outros, vão apresentar o que o mercado já vem adotando para garantir os avanços nos negócios.

Já no dia 23 de outubro, os painéis do Congresso abordarão temas voltados para o Varejo. Representantes de empresas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) vão debater as tecnologias existentes para melhorar a experiência do consumidor, além de abordar as questões legais relacionadas às novas tendências.

“A RM Vale TI é uma grande oportunidade para falarmos sobre tecnologia e para todos se capacitarem. São José dos Campos será o centro da inovação e tecnologia nesse período. Nossa missão como prefeito é oferecer o melhor serviço para o cidadão e, sem dúvidas, hoje essa missão passa pela tecnologia e inovação”, conclui o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth.

Box 2 – Demonstração de Drones

Pela primeira vez, o público da RM Vale TI assistirá a demonstrações de como o uso de drones e softwares de última geração podem contribuir para a melhoria dos processos tanto na indústria, quanto na agricultura, segurança pública, engenharia, entre outros setores.

As empresas Drone Visual, Radaz, Fortress e Autaza, apoiadoras do evento, vão apresentar as aplicabilidades da tecnologia de forma prática, com a simulação de voos de drones para captação de informações relevantes para o monitoramento dos negócios. As apresentações acontecerão na área externa do Parque Tecnológico São José dos Campos ao longo da programação da 6ª RM Vale TI e as informações captadas pelos drones serão transmitidas para celulares e tablets das equipes em solo, demonstrando o quanto a tecnologia pode agilizar a obtenção de informações para uma tomada de decisão ágil e assertiva.

Serviço:

6ª RM Vale TI
Local: 
Parque Tecnológico São José dos Campos
Endereço: Av. Dr. Altino Bondensan, 500, Eugênio de Melo, São José dos Campos (SP)
Informações: www.rmvaleti.com.br
Inscrições: https://www.sympla.com.br/rm-vale-ti-2019–6-feira-e-congresso-de-tecnologia-e-inovacao__569370

Fonte: G1

Tags: