IBM está próxima de lançar novo modelo de computador quântico

1 min de leitura

Imagem de: IBM está próxima de lançar novo modelo de computador quântico

A IBM está muito próxima de se superar novamente, disponibilizando para seus clientes da IBM Q Network um computador quântico de 53 qubit. O computador está programado para iniciar suas atividades em outubro e acelera a corrida dos interessados em programações quânticas e utilizáveis, principalmente, como as macrocorporações Google, Microsoft, Intel, entre outras.

A computação quântica é a ciência que estuda os princípios da mecânica quântica em aliança com os sistemas de computação. Apesar de ainda ser um campo altamente experimental, ela vem alcançando significativo progresso e possibilitando a prática de funções que, em computadores normais, seriam completamente inviáveis. E é através desse ponto que a IBM está aprimorando o desenvolvimento das suas máquinas, especialmente na questão de sistemas maiores e mais confiáveis em operações de armazenamento em nuvem.

Apesar do sonho, muitos desafios ainda se encontram, como o modelo de computador ainda sofrer pela falta de um sistema de refriamento próprio e ocuparem muito espaço por conta de se tratar de equipamentos bastante grandes.

Desde 2016, a companhia vem se destacando no mercado da computação quântica, criando possibilidade para a construção, inclusive, de um novo centro operacional, o Quantum Computation Center, em Nova York, que funcionará com o suporte de cinco modelos mais antigos de computadores, os de 20 qubit,com perspectiva de expansão também para outubro.

“O novo sistema quântico é importante porque oferece uma estrutura maior e oferece aos usuários a capacidade de executar experimentos de emaranhamento e conectividade ainda mais complexos.” disse Dario Gil, diretor da IBM Research. “O objetivo único dessa comunidade apaixonada é alcançar o que chamamos de Quantum Advantage, produzindo sistemas quânticos poderosos que podem resolver problemas reais enfrentados por nossos clientes que não são viáveis usando os métodos clássicos de hoje e disponibilizando ainda mais sistemas IBM Quantum. Acredito que esse objetivo é alcançável”, completou.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Tecmundo