Tecnologia é a chave para o crescimento para as PMEs

De olho na retomada da economia e no mercado das pequenas e médias, fabricantes de sistemas para gestão empresarial laçam novas formas de aquisição destas soluções.

tecnologia-e-a-chave-para-o-crescimento-para-as-pmes

Para superar momentos de crise e crescer com sustentabilidade na retomada da economia, um dos pontos mais importantes é focar em redução de custos e aumento da produtividade.

Dentro desse cenário, além de minimizar gargalos, é preciso adotar estratégias que tragam fôlego financeiro para as empresas e que impactem no aumento de receita e, consequentemente, do lucro.

Sistemas para gestão empresarial, conhecidos como ERPs, são fundamentais e cada vez mais empresas estão se dando conta disso, mesmo as pequenas e médias que, em outros momentos, apresentavam certa resistência em investir em tecnologia.

Em paralelo à necessidade de manterem-se competitivas, pequenas e médias enfrentam dificuldades em conseguir financiamentos: as taxas de juros que hoje podem chegar a até 20% ao ano, em muitos casos as afastam destas iniciativas.

De olho nisso, empresas desenvolvedoras de sistemas para gestão têm criado novas formas de comercializaçãode suas soluções. Exemplo disso é a Senior. Especializada na oferta de software para gestão empresarial, de pessoas, logística e de controle de acesso, a companhia eliminou o valor do aporte inicial que os clientes deveriam fazer para implantar sua solução Gestão Empresarial | PME – um ERP especificamente construído para automatizar os principais processos administrativos das pequenas e médias empresas. Dessa forma, o fluxo de caixa dessas companhias se mantém estável e o tempo do retorno do investimento é muito menor. O contrato deve contemplar pelo menos três anos de uso da solução e não há necessidade de aprovação de crédito. O custo inicial, de cerca de R$ 1.300/mês, já inclui todo o serviço de implantação e o direito de uso da oferta na nuvem. “Quem busca uma solução mais completa tem a opção de adquirir outras ofertas no mesmo pacote, como nossas ferramentas de Business Intelligence, CRM ou PDV Móvel”, afirma o diretor de Mercado da Senior, Hermínio Gastaldi.

Com funcionalidades que oferecem automatização, otimização de recursos, controle de operações e agilidade nos processos, a tecnologia é a grande aliada do empresário para crescer. “Softwares para gestão são portadores das melhores práticas do mercado, isso ajuda o administrador a saber exatamente o que está fazendo na gestão da sua empresa”, completa Gastaldi.

De acordo com o diretor, pequenas e médias empresas que informatizam sua gestão, conseguem também manter boas práticas e padrões legais com facilidade. “Nossas soluções contam com ferramentas que permitem às empresas mostrar e comprovar ao mercado que interpretam com efetividade as leis que regem suas atividades através de eficiente controle interno e atenção aos riscos operacionais”, afirma.

Com tantas obrigações tributárias existentes no Brasil, o melhor jeito de o empresário manter tudo em ordem é realmente utilizar a tecnologia a favor do seu negócio. “Os sistemas oferecem maior confiabilidade sobre os dados e é preciso menos tempo para assegurar que tudo esteja em dia”, explica o diretor da Senior. Segundo ele, o grande ganho é uma melhoria na qualidade da execução de procedimentos, como padronização de processos, permitindo um conhecimento mais aprofundado do fluxo das informações e, claro, conquistando tempo para atuar no crescimento sustentado, superando momentos de crise econômica com fôlego para a retomada.

Fonte: Senior