O que é e como aplicar a Curva ABC?

Administrar uma empresa não é nada fácil e há vários aspectos que devem ser considerados: gerenciamento de estoque, compras, vendas, rotinas administrativas e mais. A regra 80-20, ou Diagrama de Pareto, pode ser aplicada para facilitar (e muito) a sua vida em todas essas áreas. Porém, não é só isso, através desta regra foi desenvolvida uma ferramenta ainda mais poderosa e completa chamada Curva ABC. 

Em suma, o diagrama criado por Pareto diz que 20% das causas resultam em 80% das consequências. Isto aplica-se a uma infinidade de situações. Exemplo: 20% da sua bagagem cultural (livros lidos, filmes e séries assistidos, pessoas com quem conviveu e convive, etc.) influenciam 80% das suas opiniões. Esta mesma regra, é claro, também pode ser aplicada para todas as pastas da sua empresa. Exemplo: 20% dos produtos que você vende resultam em 80% do seu faturamento.  

A Curva ABC nada mais é do que uma versão ainda mais completa do Diagrama de Pareto. Ela divide os fatores em três ordens diferentes de importância, funcionando de maneira decrescente, ou seja: na classe A estarão os produtos mais importantes para a sua empresa, na classe B os itens de relevância mediana e na classe C aqueles que menos influenciam no seu faturamento.  

Mas como saber em qual classe cada produto se encaixa? 

Em regra, a Curva ABC prevê que apenas 20% dos seus produtos estarão na classe A, eles representarão 80% do seu faturamento. Já na classe B, devem estar 30% dos itens da sua empresa, representando 15% do faturamento. Por fim, a classe C reúne 50% dos produtos que você vende, mas que representam apenas 5% do valor total vendido.  

Para ficar mais claro o que isso representa de fato para a empresa, vamos supor que você tem no seu catálogo 5.000 produtos e que fatura R$1.000.000,00 por ano. Neste caso a divisão de classes dos seus produtos ficaria assim: 

Classe A: Os 1.000 produtos que mais vendem (em valor total) resultando em R$800.000,00 de faturamento anual.  

Classe B: Os 1.500 produtos que mais vendem (em valor total), excetuando-se os produtos da Classe A, resultando em R$150,000,00 de faturamento anual.  

Classe C: Os 2.500 produtos restantes, que resultam em um faturamento de R$50.000,00 por ano.  

É muito importante destacar que estes números são um norte, mas não um dogma. É possível fazer-se adequações para a realidade da sua empresa. Pode ser que no seu negócio os 20% que mais vendem resultem em 75% do faturamento. Desta forma é possível também que os 50% que menos vendem resultem em 10% do seu faturamento.  

Então, não só é permitido, mas é também indicado que você faça os devidos ajustes ao aplicar a Curva ABC. Todavia, não costuma fugir muito dos números aqui apresentados.  

O que fazer com os dados apurados através da Curva ABC? 

Depois de descobrir em qual classe cada produto se encaixa, você pode tratá-lo de acordo com a sua importância para a empresa. Utilizando o exemplo anterior, os 5.000 produtos da empresa não têm igual valor, não geram o mesmo lucro e nem impactam da mesma maneira o seu negócio. Uma boa administração implica em fazer o devido tratamento para cada item de acordo com a sua relevância e as suas necessidades. 

Mas afinal como botar isso em prática? Quando se fala em estoque, isso normalmente significa que não é uma boa ideia estocar muitos itens da classe C. É melhor deixar estes produtos como aqueles com os quais você vai correr o maior risco. Ou seja: estar sempre com o estoque diminuto e, na eventualidade de algo dar errado e faltar algum item, é melhor que seja um item da classe C. Não vale a pena gastar muito dinheiro estocando produtos que impactam tão pouco no seu faturamento. 

Já os itens da classe A devem estar bem protegidos, buscando sempre o menor risco possível. Se for necessário gastar um dinheiro a mais para estocá-los em grande quantidade e garantir que não irão faltar, isto justifica-se pelo alto retorno. É justamente com esses produtos que você pode negociar mais com os fornecedores, comprando grandes cargas para conseguir desconto, ou melhores condições de pagamento, ou frete grátis, seja lá qual for a vantagem que seja possível negociar.  

Porém, é bom destacar que existem determinados negócios e certos produtos muito afetados por sazonalidades. Desta forma, em algumas situações pode ser necessário estocar determinados produtos das classes B e C porque faltarão insumos para produzi-los nos meses seguintes ou porque em certa época do ano as suas vendas disparam. 

Também é com os produtos da classe A que você deve se preocupar mais em ter outros fornecedores disponíveis, para garantir que estes nunca irão faltar na sua prateleira. Afinal de contas, perder vendas destes produtos resultará em um grande montante de dinheiro desperdiçado e ainda abrirá espaço para a sua concorrência te substituir. Ou seja: a Curva ABC também já estará ajudando o seu setor de compras.  

Da mesma maneira, é comum aplicar-se procedimentos logísticos especiais para os produtos classe A. Por exemplo: deixando-os em um local mais acessível que os demais e disponibilizando melhor estrutura para o armazenamento e transporte destes itens. 

É evidente que os dados apurados através da Curva ABC também são muito úteis para o seu setor de vendas. Seus vendedores vão saber exatamente em quais produtos devem investir mais tempo e quais não exigem tanta dedicação. Além disso, caso desejado, você ainda pode aplicar a mesma lógica da Curva ABC para rotinas administrativas da sua empresa, pois provavelmente 20% dos procedimentos administrativos resultam em 80% dos resultados.  

Claro que, para as mudanças causadas pela apuração dos dados da Curva ABC acontecerem devidamente, é necessário que toda a sua equipe saiba precisamente de todas as informações. Além disso, é superimportante revisar periodicamente os dados da Curva ABC, pois, com um mercado volátil, em poucos meses muita coisa pode mudar.  

Como calcular a Curva ABC? 

O cálculo da Curva ABC não é tão complexo, mas caso envolva muitos itens pode demandar um trabalho praticamente interminável se não houver automação comercial envolvida no processo. Por isso o uso de um ERP é muito útil para a realização desta tarefa. Desta forma, o sistema poderá listar para você todos os produtos que sua empresa vendeu no período desejado e quanto exatamente cada um desses produtos representou para o seu faturamento. Além, é claro, de te mostrar exatamente qual foi o seu faturamento total no período. 

Como já dito, a Curva ABC pode ser aplicada para inúmeras situações, mas para explicar o cálculo vamos focar mesmo no faturamento de uma empresa, analisando quanto cada produto representa para este faturamento.  

O que se deve fazer é escolher o período em que a Curva ABC será calculada. Exemplo: o ano de 2021. Depois, insira em uma planilha todos os produtos vendidos pela empresa no período em questão. Na primeira coluna deve estar a descrição ou código (SKU) do produto. Na segunda coluna deve constar o total de faturamento gerado por este produto no período avaliado. A planilha será feita em ordem decrescente de faturamento. Ou seja: os produtos que mais faturaram ficam no topo e a lista vai descendo até o item que menos gerou valor em vendas.  

Na terceira coluna insira o valor acumulado do faturamento gerado por todos os itens inclusos até então. Ou seja: depois de inserir o segundo produto, esta coluna terá o valor somado entre o primeiro e o segundo item. Quando incluir o terceiro produto, esta coluna terá o valor somado dos dois anteriores e mais o terceiro. E assim segue até finalizar a planilha. 

As duas colunas seguintes dizem respeito ao percentual de faturamento dos produtos. Novamente, primeiro insira o valor individual. Ou seja: quanto o faturamento gerado pelo produto em questão representa em relação ao total do faturamento da empresa. A outra coluna deve conter os percentuais acumulados, da mesma maneira que foi feito anteriormente, mas agora com a porcentagem. 

O primeiro passo é simplesmente fazer a planilha do jeito que foi explicado. Para exemplificar, vamos supor que uma empresa tenha faturado exatamente R$300.000,00 no ano de 2021 vendendo 20 itens. A planilha desta empresa teria o seguinte modelo: Pronto, agora ficou muito mais fácil aplicar a Curva ABC. O que você deve fazer na sequência é procurar na coluna de percentual acumulado o valor mais próximo de 80%. Pois, seguindo a lógica, será este o último produto que faz parte da Classe A, já que os itens deste grupo representam 80% do faturamento.  

A dica a seguir é já destacar estes produtos da Classe A e depois reiniciar do zero as colunas de valor acumulado e percentual acumulado dos itens que não estão na Classe A. Isto é feito para facilitar o cálculo dos produtos da Classe B. Desta vez você deverá parar na coluna de percentual acumulado que estiver mais perto dos 15%, pois é esta quantia de faturamento que os produtos desta classe representam. 

Destaque os produtos da Classe B e você já saberá que os itens restantes serão da Classe C. Para deixar a informação mais completa e detalhada, vale terminar o cálculo do valor e percentual acumulado dos produtos somente da Classe C. Desta forma, você terá a tabela anterior, porém com os valores e produtos destacados para cada classe, deixando o entendimento dos dados muito mais simples. Veja como ficaria a tabela anterior aplicando este método: Calcule a Curva ABC com a WK 

Todo este cálculo explicado acima pode ser feito de maneira absolutamente automática pelo WK Radar! Você pode utilizar um modelo de relatório Curva ABC padrão ou criar seu próprio modelo, de acordo com as necessidades da sua empresa.  

Para calcular a Curva ABC no WK Radar, acesse: módulo Estoque > Gerenciais > Curva ABC.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: WK.

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