O WhatsApp como ferramenta de vendas e relacionamento. É possível?

Descubra como o aplicativo de mensagens pode ser um forte aliado dos seus times comerciais e de atendimento ao cliente. Saiba mais sobre a versão business e as oportunidades para o negócio.

Seja para trocar mensagens, compartilhar momentos no status ou manter relações à distância, o WhatsApp já se tornou uma ferramenta essencial para o dia a dia.  Hoje, dificilmente se encontra alguém que não tenha o aplicativo de mensagens instalado no smartphone para diferentes finalidades.  

 No Brasil, cerca de 85% da população tem o app no celular. Já no mundo, são mais de 2 bilhões de usuários espalhados por diferentes países.  Para além do uso pessoal, os números também demonstram um crescimento na utilização da ferramenta para relações profissionais e comerciais.  

Segundo matéria da Valor Investe, site de investimentos da Valor Econômico, 80% dos brasileiros estão utilizando o WhatsApp para se comunicar com marcas.  Se a sua empresa não está atenta às estatísticas e tendências, siga a leitura deste conteúdo e descubra como usar o WhatsApp a favor da sua marca e como tornar o aplicativo um forte aliado dos times comerciais.  

 Como entrar em contato com clientes?  

 Se até pouco tempo, a comunicação com clientes era um desafio, atualmente há uma série de oportunidades para estar em contato. Veja:   

  1. E-mail marketing  
  2. Campanhas vias CRM 
  3. Videochamadas  
  4. Eventos 
  5. Webinars  

 E a cada ano, um novo item é adicionado a essa lista, como o WhatsApp, por exemplo.  

Através do aplicativo, as equipes de atendimento podem se fazer presentes em mais um canal de vendas e proporcionar um atendimento personalizado, imediato e ágil, fortalecendo o relacionamento com o cliente.  E ainda melhor, é possível também atender contatos via WhatsApp com dados integrados ao CRM | Sistema de Gestão de Relacionamento.  

WhatsApp e CRM: Uma dupla infalível para as relações comerciais 

Vendedor ou não, todo o profissional que está na ponta de uma negociação ou atendimento comercial sofre com um conflito: A descentralização de informações Vs. a comunicação.  Ter que consultar mais de uma fonte de dados, enquanto atende um cliente não é tarefa fácil. Mas não precisa ser desta forma!  

O CRM Senior X possui integração direta com o WhatsApp Web, para que os processos comerciais sejam ainda mais dinâmicos, ágeis e sem perda de informações. Ou seja, com ele, seu negócio agiliza o processo de vendas de forma prática e eficiente.  

Além disso, em uma só tela, as equipes comerciais conversam com clientes, podem enviar prospecções, agendar visitas ou reuniões e enviar o compromisso, assim como fechar novas oportunidades de negócio. 

Atendimento feito através do WhatsCRM, funcionalidade do CRM Senior X.  

Confira outros benefícios do CRM Senior X:  

  • Conectado ao ERP: a equipe de vendas faz a gestão das oportunidades, pedidos e propostas com informações integradas ao ERP da Senior.  
  • +200 indicadores: os times têm sempre à disposição dashboards com indicadores de metas, venda por usuários.  
  • Geolocalização: integrado ao Google Maps, que geoposiciona os clientes, prospects e leads no mapa, com seus endereços.  
  • Impulsiona vendas: encontre clientes que tenham fit com o seu negócio com o acesso aos CNPJs ativos na Receita Federal.  

Bônus! 

WhatsApp Business: O que é, os benefícios e como usar?  

 É fundamental que, ao usar a ferramenta para relacionamentos comerciais, a empresa esteja atenta às outras possibilidades também, como o WhatsApp Business.  Provavelmente, você já interagiu mais de uma vez com contatos que utilizam o WhatsApp Business e pode nem ter percebido.  

Sabe aquele agendamento de consulta médica, em que você entrou em contato via WhatsApp e teve um atendimento imediato? Pois é, ele pode ter sido feito através de recursos de automação da versão business.  

A diferença do WhatsApp normal para o business, é que a versão convencional, geralmente, é utilizada por pessoas físicas para interações cotidianas. Já a business foi desenvolvida para atender às necessidades de negócios e empresas, com diferentes recursos. Confira alguns deles:  

  • Perfil corporativo: nome da empresa, horário de atendimento, site, informações de contato, endereço e etc., além de um selo de verificação, para que os usuários sintam confiança em enviar mensagens e de que estão interagindo, de fato, com a marca.  Para ter uma conta verificada e obter o selo, é necessário que a empresa siga uma série de requisitos, que confirmam a legitimidade do uso do aplicativo pela marca.  No perfil, também é possível fazer anúncios fixos de produtos ou serviços ou disponibilizar links para pesquisas de satisfação.  
  •  Automação: além da possibilidade de um perfil, a aplicação oferece ferramentas para automatizar e responder mensagens de forma imediata. As possibilidades de mensagens vão desde o boas-vindas até respostas para palavras-chaves e perguntas frequentes ou comunicados em massa, para listas de vários contatos. A ferramenta também qualifica as interações, entendendo qual a necessidade do usuário e direcionando às pessoas responsáveis, já com todos os dados necessários para um suporte assertivo e um bom atendimento ao cliente. 
  • Dados: outra funcionalidade da versão business, são os dados e estatísticas. É possível gerar relatórios para acompanhar o número de mensagens enviadas, entregues, visualizadas e o desempenho das comunicações, para ter técnicas de vendas cada vez melhores e que contribuam com o funil de vendas.  

 A versão do WhatsApp Business está disponível para Android e iOS. Para fazer o download, siga o passo a passo:  

  1.  Acesse a loja de aplicativos do aparelho corporativo e procure por WhatsApp Business; 
  2. Faça o registro com o número de telefone do negócio;  
  3. Configure o perfil com informações do negócio, como nome, localização, horário de atendimento e outras;  
  4. Pronto! Lembre-se de incluir essa forma de contato no seu site, campanhas de marketing e outros. 
  5. Aproveite os demais recursos disponíveis e avalie as taxas de uso.   

 Viu? O WhatsApp pode ser um forte aliado da marca e das equipes de atendimento da sua empresa, ainda mais quando integrado aos dados do CRM Senior X.  

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudá-lo(a)?