Incentivo à colaboração na web contribui com reputação das empresas

“Existe uma força coletiva em cada empresa que move e estimula os colaboradores ao novo”, diz Mauro Segura, da IBM brasil.

Incentivo à colaboração na web contribui com reputação das empresas

Em tempos de instantaneidade, muita informação se perde pela ânsia do pioneirismo na divulgação. “Sentimos necessidade de estarmos conectados o tempo todo e os líderes ainda enxergam isso como um fator comprometedor de competitividade”, questiona o diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil, Mauro Segura, defendendo a existência de uma força coletiva em cada empresa que move e estimula os colaboradores ao novo.

“Na era digital, todos somos produtores de conteúdo. Cabe às empresas saber captar, incentivar a criação de comunidades e fomentar a colaboração”, afirma. “As redes sociais, dentro da internet, permitem a colaboração, a inclusão e a mudança dos perfis. E a colaboração estimula a inovação”, diz. Quando fala sobre o novo ambiente do mundo dos negócios e o futuro do marketing, Segura acredita que a tecnologia é tão presente na vida das pessoas que transforma os ambientes, os tempos e a liderança.

“Ao enviarmos um e-mail, já somos porta-vozes”, alerta, sobre o cuidado em relação ao discurso do dia-a-dia e a forma de trabalhar esse discurso diante dos públicos com os quais mantemos relacionamentos.

“Acredito que as pessoas já têm um nível de amadurecimento em relação às novas tecnologias que as permite discernir, com bom senso, entre o que ajuda e o que prejudica a produtividade. Dessa forma, cabe às empresas direcionar essa necessidade e essa criatividade a seu favor”.

Há redes sociais privadas que podem aglutinar boas ideias, debates, e fomentar a inovação dentro das corporações. “Somos seres humanos 2.0: instrumentados, interconectados e inteligentes”.

“CADA UM É CADA UM”

No meio de uma globalização desenfreada, somos capazes de nos comunicar com o outro lado do mundo em instantes. Mas continuamos indivíduos, temos características exclusivas e buscamos a diferenciação.

Segura defende que o mundo atual exige um marketing individualizado, já que cada consumidor quer ser tratado como ser único e especial. “Na era das redes sociais e transparência total, a experiência do cliente passa a ser fundamental para o sucesso das empresas, e essa experiência ocorre em todas interações do cliente com a marca”, diz Segura, aconselhando os gestores a olhar as redes sociais com outros olhos.

Da mesma forma que os colaboradores estão presentes nesse ambiente, os clientes deixam rastros de suas preferências e opiniões. “Instrumentalizar e monitorar todos esses pontos de contato, bem como capturar esses rastros que eles deixam espontaneamente na web, passa a ser um diferencial”, conclui.

Fonte: Senior