RH 4.0: O que é e tudo o que você precisa saber

O RH 4.0 é a evolução dos recursos humanos impulsionada pela transformação digital, que integra tecnologias avançadas para otimizar e melhorar a gestão de pessoas.

Essa nova era está intimamente ligada à chamada Indústria 4.0 (ou à 4ª grande revolução industrial) com o uso de novas tecnologias, dados e análises para tomada de decisões e aumento da capacidade produtiva. Entre as tecnologias, se destacam a Inteligência Artificial, machine learning, e data analytics.

As principais características do RH 4.0 são a agilidade, automação e foco na experiência dos colaboradores, o que possibilita aos profissionais de RH uma gestão mais personalizada e proativa, antecipando problemas e focando em atividades mais estratégicas e não em ações manuais, burocráticas e repetitivas.

São pilares do RH 4.0:

  • Digitalização e automação de processos de RH, permitindo fluxos de trabalho mais rápidos e eficientes; 
  • Adoção de metodologias ágeis, para responder rapidamente às mudanças nas demandas e práticas de gestão, mantendo-as alinhadas com os objetivos de negócios.
  • Foco na experiência e na gestão de talentos do RH 4.0, com equipes fornecendo suporte e serviços personalizados aos colaboradores.
  • Uso de Data Analytics no RH, para viabilizar a tomada de decisões orientadas por dados, identificar tendências e otimizar os processos do RH 4.0.

Qual o principal objetivo da implantação do RH 4.0?

O principal objetivo do RH 4.0 é proporcionar uma nova experiência aos colaboradores, ao mesmo tempo que traz outros benefícios para as empresas, como inovação em recursos humanos, automatização de processos manuais e otimização de tarefas estratégicas.

O RH 4.0 visa, então, tornar a empresa mais competitiva perante o mercado de trabalho.

Qual o papel do RH 4.0?

A implementação do RH 4.0 vai muito além de gerenciar tarefas básicas de RH, como folha de pagamento, gestão de ponto e atendimento. As operações e processos de RH nas empresas serão muito diferentes a partir da adesão ao RH 4.

Aqui estão algumas das atividades-chave do RH 4.0: 

Priorizar a experiência dos colaboradores com RH 4.0 e employee experience

Os colaboradores buscam experiências mais personalizadas e preferem organizações que buscam promover o engajamento e o desenvolvimento de carreira, com um olhar mais humano, pensando no bem-estar das pessoas. 

Por isso, um dos papéis do RH 4.0 e employee experience é garantir uma experiência fluida e amigável para os colaboradores, do recrutamento e seleção até a saída da empresa. 

Os líderes de RH têm o desafio de definir, avaliar e estabelecer uma experiência positiva ao colaborador. Esse compromisso aumenta a produtividade e melhora as taxas de aquisição e retenção de talentos.

Fomentar uma cultura de aprendizagem

Cada vez mais, os profissionais precisam adquirir novas habilidades e competências, para lidar com as demandas habituais e outras inéditas. A capacidade de usar alguns sistemas, por exemplo, é vital para o bom desempenho dos profissionais. Daí a importância de desenvolver uma cultura de aprendizagem contínua. 

Sendo assim, uma das funções do RH 4.0 é desenvolver ações e medidas práticas, para fomentar a aprendizagem ágil, contínua, digitalmente habilitada, autodirigida e personalizada. 

Gestão da mudança e transformação digital no RH 4.0

A adoção de tecnologia, a evolução dos modelos de negócios e a mudança nas operações e processos são etapas estratégicas e exigentes, para ter sucesso na construção do RH 4.0. 

Sabendo disso, é responsabilidade dos gestores do setor priorizar o gerenciamento de mudanças durante este período de transição. O ideal é que os líderes de RH trabalhem em estreita colaboração com todos os envolvidos, como gestores, colaboradores e sindicatos ou conselhos. Assim, os stakeholders ficam cientes das mudanças na organização e podem se adaptar às novas formas de trabalhar. 

Revisão da análise de resultados e das métricas de sucesso do RH

Os objetivos de RH fazem parte dos objetivos gerais, missão, visão e valores da empresa. Dessa maneira, as organizações costumam medir o desempenho da equipe de RH usando métricas de sucesso alinhadas com os objetivos mais amplos da empresa. 

No RH 4.0, é papel dos gestores atualizar os indicadores de performance do setor. A Organização Internacional de Padrões (ISO) emitiu um novo padrão de relatórios para capital humano, criando medidas que podem ser comparadas. Ele avalia preocupações cruciais de RH, como ética, diversidade, liderança, cultura organizacional, bem-estar das pessoas, talentos e habilidades e planejamento de sucessão.

Priorizar a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) 

Com pessoas de várias gerações e em diferentes países trabalhando juntas, a diversidade está cada vez mais presente nas organizações. 

No escopo das ações do RH 4.0, é fundamental que os gestores implementem objetivos, metas e indicadores para melhorar e acompanhar a diversidade. Com uma cultura orientada pela Diversidade, Equidade Salarial e Inclusão, a expectativa é que todos os processos – desde a contratação, reconhecimento e gestão de desempenho – sejam atualizados, considerando a importância desses valores.

Atualizar a função do setor para o RH 4.0

Entre um dos principais papéis do RH.40 está redefinir os processos, investir em ferramentas digitais para RH e ter clareza sobre as as responsabilidades e contribuições dos profissionais do setor e das demais áreas. 

À medida que avançamos na transformação do RH 4.0, veremos que os setores bem-sucedidos terão os seguintes papéis em sua função de RH: 

  • Parceiro de negócios de RH: os líderes de RH se tornaram mais estratégicos, orientando as organizações, identificando e adotando novos métodos de trabalho, impulsionando a automação e facilitando mudanças rápidas e ágeis. 
  • Mentor de desenvolvimento das pessoas: o líder de RH contribui para o empoderamento dos outros. Espera-se que as equipes de RH liderem a transformação digital de RH, assumindo responsabilidades pela requalificação do pessoal e transformando o modo como os serviços de RH são entregues.
  • Changemaker: a equipe de RH será responsável por executar e implementar todas as mudanças estratégicas. Desde garantir que todos os colaboradores adotem as tecnologias de RH até a entrega de experiências marcantes para os colaboradores. Os profissionais de RH 4.0 lideram e gerenciam as principais mudanças no futuro do trabalho. 

Principais tecnologias usadas no RH 4.0

Para conduzir a transformação digital no RH 4.0, o uso de tecnologias inovadoras, como a Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial, traz uma série de novas possibilidades para as empresas.

As ferramentas digitais para RH ajudam a automatizar muitos processos, viabilizando a construção de equipes mais eficientes, produtivas e enxutas. É assim que o uso das soluções de tecnologia de ponta está transformando o RH tradicional em RH 4.0. 

Como implementar o RH 4.0 na minha empresa? 

Até aqui, vimos os principais elementos do RH 4.0. Agora, a questão é: por onde começar a implementação? Veja alguns dos principais passos. 

Coloque a gestão de RH no escopo da transformação digital

Se o marketing, as vendas e a manufatura já estão em plena transformação digital, é importante que a estrutura do RH também seja redefinida. 

Comece mapeando os processos que são feitos manualmente. A partir daí, busque refletir como seria possível economizar tempo, reduzir custos e otimizar resultados com a estruturação de métodos e ferramentas digitais para RH.

Adote ferramentas digitais para RH

Com o amplo uso da tecnologia de computação em nuvem, as empresas já não precisam investir tanto em infraestrutura de TI. Afinal, tudo o que um RH precisa em termos de tecnologias, como softwares e servidores, pode ser adquirido e usado virtualmente.

A aquisição de ferramentas digitais para RH torna os investimentos mais acessíveis, conferindo mais mobilidade aos profissionais da área. Assim, eles podem trabalhar de qualquer lugar, a qualquer momento e usando qualquer dispositivo conectado. 

Crie a mentalidade 4.0 em RH

Para ajudar os profissionais de RH a entrar neste novo mundo, o gestor precisa apresentar a visão do RH 4.0, destacando os benefícios e a relevância para o bem-estar de todos e a competitividade da empresa.

Sem isso, geralmente, os profissionais ficam relutantes na hora de inovar, têm dificuldade em se adaptar e podem até boicotar iniciativas inovadoras.

Comece mostrando aos colaboradores as novas tendências na área. Se possível, invista na oferta de cursos sobre transformação digital no setor e promova a participação em palestras e eventos. Ao entender qual é a nova inclinação da empresa, os próprios profissionais da área terão consciência sobre a importância da contribuição deles para que o RH 4.0 seja realmente implementado.

Procure ajuda de especialistas para construir o RH 4.0

Tenha em mente que o RH 4.0 exige um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades, desde técnicas, métodos, práticas, ferramentas e soluções digitais. 

Se você acha que o time de profissionais ainda não possui expertise para conduzir a inovação no RH, procure uma empresa de consultoria em tecnologia e inovação para ajudá-lo a planejar e executar a transformação digital no RH 4.0.

Considere ainda buscar parceiros provedores de soluções digitais específicas, como servidores e sistemas de gestão em nuvem. 

Benefícios do RH 4.0

São muitos benefícios do RH 4.0 para os departamentos de RH e para a própria empresa. Entre os impactos positivos, alguns se destacam:

  • Otimização de processos;
  • Redução de erros e trabalho manual;
  • Redução de custos com mão de obra e com materiais de expediente;
  • Facilidade para a tomada de decisão;
  • Expansão do poder estratégico na gestão de pessoas;
  • Aumento do potencial de atrair e reter os melhores talentos do mercado;
  • Facilidade para o RH contribuir para o aumento da produtividade;
  • Novas possibilidades de inovação na área.

Além das vantagens já elencadas, outra que merece ser destacada é a possibilidade de estabelecer um fluxo de trabalho colaborativo. Usando uma plataforma de gestão voltada para os processos de recursos humanos, todas as demandas são centralizadas em um único lugar, com acesso em tempo real para os usuários do setor e os colaboradores.

Assim, as principais demandas do RH, como recrutamento e seleção, gestão de desempenho, benefícios corporativos, gestão de ponto eletrônico, podem ser geridas em um sistema completo e intuitivo, que aumenta a produtividade da equipe. 

No RH 4.0, as ferramentas digitais para RH e os métodos ágeis trazem boas práticas e rotinas inteligentes para a cultura organizacional, definindo um modelo operacional mais eficiente e saudável para todos os envolvidos.

Quais são os desafios na transição para o RH 4.0?

Na jornada de inovação do RH, a digitalização e a automação podem simplificar, otimizar e automatizar uma série de tarefas e atividades. Neste novo cenário, os profissionais de RH se deparam com uma série de desafios, que marcam a jornada de transformação digital no RH. Confira os principais:

Evolução e mudança no perfil das vagas 

À medida que o mundo muda, a realidade das empresas também ganha novos contornos. A introdução da tecnologia também leva ao desenvolvimento de modelos de negócios inovadores em todos os segmentos. Para os profissionais de RH, o desafio é acompanhar essas mudanças, pensando em como atualizar o quadro de colaboradores, o perfil das vagas e até a composição das equipes de diferentes áreas da empresa.

Necessidade urgente de qualificação dos profissionais

Novos cargos exigem também um conjunto diferente de requisitos de habilidades, competências e talentos. Com isso, os líderes de RH das empresas estão se concentrando na formação contínua e no aprimoramento dos profissionais. No RH 4.0, o desenvolvimento de competências para o futuro do trabalho é uma das demandas mais estratégicas, que merece atenção dos gestores da área.

Locais de trabalho diversos e intergeracionais e maior globalização

Quando pensamos no RH 4.0, outro desafio importante é trabalhar para construir uma equipe mais diversificada, intergeracional e global. Em muitas companhias, a força de trabalho será, pela primeira vez, composta por profissionais pertencentes a cinco gerações, com diversos dados demográficos.

Além disso, com os modelos de trabalho office, home e anywhere office, as fronteiras organizacionais e geográficas tendem a ser dissolvidas, com profissionais espalhados por todo o mundo. Nesse cenário, uma gestão de RH eficaz é chave para o sucesso da empresa.

Foco no RH 4.0 e employee experience dos colaboradores

Diante de tantas mudanças, as empresas estão direcionando seus esforços para proporcionar uma experiência mais positiva aos colaboradores, com foco na personalização, que ajuda a melhorar o engajamento e a satisfação dos profissionais.

O uso das ferramentas digitais para RH permite que as empresas de manufatura entendam melhor sua nova força de trabalho. A partir daí, elas podem fornecer aos profissionais o tipo de experiência que buscam, como horários de trabalho flexíveis e tecnologias para simplificar as tarefas do dia a dia.

Como preparar o RH para o futuro?

Até aqui, conhecemos os principais pilares do RH 4.0 e os benefícios do movimento de digitalização e inovação no setor.

Para as companhias que buscam sucesso na gestão de pessoas e em todos os processos do RH, optar pela transformação digital é o melhor caminho. Comece hoje e leve inovação para o seu setor!

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

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