Processo de Gestão de Pessoas: Tudo o que você precisa saber

A área de Gestão de Pessoas é fundamental em qualquer empresa, principalmente por ser responsável por suprir a organização de colaboradores qualificados e engajados para atender os desafios. São os colaboradores o meio para que empresa alcance o sucesso. E, para que isso aconteça da melhor forma, a empresa precisa que sua área de Gestão de Pessoas seja estruturada e alinhada às melhores práticas de mercado.

Para começar, vamos conhecer os processos que englobam a cultura organizacional. Faz parte desses processos ajudar a manter a qualidade de vida dos colaboradores, o que reflete em assertividade nas atividades desenvolvidas e resultados esperados. Por isso, os processos de gestão de pessoas bem planejados, podem ser uma boa maneira de aplicar nas pessoas as ações de Recursos Humanos.

Processos de Gestão de Pessoas

Os principais processos de gestão de pessoas podem ser resumidos em seis. São eles:

Agregar pessoas

Muito mais do que recrutamento e seleção, este processo envolve o fornecimento de colaboradores na empresa e tudo que é necessário para encontrar profissionais que se tornem membros dela de acordo com suas necessidades.

No processo incluem-se a elaboração de um processo seletivo adequado para a busca por profissionais qualificados e o recrutamento dos candidatos.

O resultado do processo deve ser a contratação de pessoas capazes de exercer as funções pré-estabelecidas pela empresa e estabelecer com os novos colaboradores as relações de trabalho que agreguem ao sucesso da instituição.

Aplicar pessoas

Para saber quais profissionais contratar, quais funções precisam ser exercidas numa empresa, o RH precisa antes de tudo desenhar as atividades que determinado cargo irá ocupar na organização.

Isso inclui também a função de orientar e criar uma avaliação de desempenho para certificar-se de que as atividades traçadas estão sendo cumpridas da melhor forma.

Além disso, todas as práticas de integração do novo colaborador, para que ele conheça a equipe em que vai trabalhar, seus gestores, inclusive a forma como a empresa atua, faz parte dos processos de gestão de pessoas

Recompensar pessoas

No ambiente de trabalho, temos dois lados: a empresa com anseios e necessidades e os colaboradores com deveres e objetivos profissionais. Por isso, é o processo de gestão de pessoas que desenvolverá estratégias para atender às expectativas individuais dos funcionários, para que eles se sintam motivados a entregarem um trabalho de excelência para a empresa.

Este processo é uma forma de recompensa e incentivo e estão incluídos nele: recompensas, benefícios, remuneração adequada às atividades e cargo, bônus, serviços sociais e demais que tenham a ver com retribuições financeiras. Assim, é possível diminuir consideravelmente a taxa de turnover da empresa.

Desenvolver pessoas

Falamos na primeira etapa sobre a importância de selecionar pessoas qualificadas e adequadas para cada função numa empresa. Porém, por mais qualificado que o profissional entre na organização, é imprescindível oferecer treinamentos e desenvolvimentos para que se sinta apto a exercer sua função de acordo com as expectativas da instituição.

Além disso, a empresa garantir plano de carreira e programas de mudança, engajam ainda mais o colaborador.

Manter pessoas

Outro item importante para diminuir o turnover, é o de manter as pessoas satisfeitas e motivadas na empresa. Essa preocupação preza por condições ambientais, psicológicas, gestão, clima organizacional e outros com resultados adequados para que o colaborador exerça da melhor forma suas funções para as quais foi contratado.

Aqui, se inclui também o processo de monitoramento da relação entre o colaborador, gestor, colegas de trabalho, além de ambiente adequado de forma higiênica, segurança e, principalmente qualidade de vida de cada profissional.

Monitorar pessoas

O processo de monitoramento das pessoas quer saber como estão sendo desenvolvidas e entregues as atividades dos colaboradores. Assim é possível verificar sempre os resultados individuais dos profissionais e alinhar as expectativas empresa/colaborador.

Aplicando os processos

Há vários processos de gestão de pessoas para implementar ao setor de Recursos Humanos. São infinitas possibilidades e maneiras de buscar, reter, atrair e recompensar colaboradores. Ressaltando que sempre deverão ser revisados para acompanhar as mudanças, a transformação digital, a criação de novas funções para suprir as empresas de pessoas preparadas e engajadas com foco no resultado, prezando sempre por qualidade de vida e recomendando a empresa que trabalham.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas