Tendências de Capital Humano 2016: a nova organização, um novo modelo

As inovações do mundo digital têm influenciado e modificado substancialmente as estratégias de gestão de talentos nas empresas.

Essa é a principal conclusão do estudo “Tendências Globais de Capital Humano 2016: A Nova Organização — conceitualmente diferente”, realizado pela Deloitte, que aponta as dez tendências para a área de RH no Brasil e no globo, a partir da participação de mais de 7.000 líderes de RH e do negócio em todo o mundo.

deloitte-e1472122544764

No Brasil, participaram 378 executivos. A pesquisa também indicou claramente que as empresas estão revisando suas estruturas organizacionais a fim de se tornarem mais ágeis, colaborativas e focadas no cliente. Entre todos os pesquisados, pela primeira vez, aproximadamente metade (45%) afirmou que suas empresas estavam passando por um processo de reestruturação. Apesar da grande intenção, entretanto, apenas 21% dos executivos de negócios e de RH se dizem preparados para construir equipes multifuncionais, e apenas 12% entendem o modo com que as pessoas trabalham em conjunto atualmente.

“Como uma organização precisa manter seu ritmo e, ao mesmo tempo, encontrar a agilidade necessária para envolver seu ecossistema, passa a ser essencial empoderar equipes, desenvolver metodologias de gerenciamento modernas e propor estruturas de liderança novas e inclusivas, como forma de se reinventarem. O objetivo final é inovar para competir e prosperar”, diz Roberta Yoshida, sócia de Consultoria em Gestão de Capital Humano da Deloitte Brasil.

Em uma leitura específica para o Brasil, a executiva afirma que “para os brasileiros, a estrutura organizacional é extremamente importante, em linha com a importância dada a esta tendência globalmente. Em segundo lugar, os brasileiros aferem igual importância à liderança e ao aprendizado, seguido pela cultura”.

  • Para ler mais sobre a pesquisa da Deloitte e baixar o relatório (em inglês), clique aqui.

  • Para saber como a Senior pode ajudar sua empresa enfrentar as mudanças globais e definir reajustes de forças de trabalho, ambiente organizacional e, até mesmo, da forma de trabalhar, conheça nossa área de Consultoria de Negócios.

  • Entenda como as soluções da Senior tornam o RH digital.

Fonte: Senior