Modelos de Gestão de Pessoas: identifique o ideal para a sua empresa

Novas tecnologias, sistemas de gestão, procedimentos mais ágeis e novas formas de gerenciar equipes. Muita coisa mudou e nesse momento de transição constante, é importante manter as estratégias do seu departamento pessoal alinhadas com a cultura da sua empresa. Descubra nesse post alguns modelos de gestão de pessoas e identifique o ideal para gerenciar a sua equipe e potencializar os seus resultados.

Os desafios da gestão de pessoas na atualidade

A área de recursos humanos, assim como as demais áreas do universo corporativo, tem sentido os impactos da transformação digital e a necessidade de se reinventar com o perfil conectado e digital das novas gerações.

Com as inovações e evoluções dos novos modelos de negócio, a área de gestão de pessoas está se reinventando como protagonista na criação de estratégias de desenvolvimento do capital humano e, consequentemente, da empresa.

Enquanto muitos gestores ainda não se conscientizaram da necessidade de se atualizar, as empresas que estão se reinventando baseadas nos novos modelos de negócio criam grandes diferenciais competitivos e através disso, se consolidam no mercado.

As boas práticas de gestão, assim como a tecnologia, têm se mostrado cada vez mais importantes no dia a dia das organizações. A cada dia que passa, o mercado de trabalho tenta criar novas formas de transformar a gestão de pessoas em um processo mais eficaz e menos burocrático.

Com isso, surgiram diversos modelos de tipos de gestão. Escolher o modelo certo pode ser o primeiro passo da sua gestão de pessoas para transformar a sua equipe em um time de alto desempenho. Além disso, com a estratégia de gestão certa, fica muito mais simples direcionar a sua equipe pelo caminho certo.

Conhecer os modelos de gestão de pessoas existente é essencial para criar uma empresa bem-sucedida, principalmente para adequá-lo ao RH da sua empresa. A seguir, falamos sobre os tipos de gestão de pessoas existentes e explicamos um pouco sobre cada um deles. Acompanhe!

Quais são os tipos de gestão de pessoas?

Ao longo dessa parte do post, você vai perceber que existem diversos tipos diferentes de gestão de pessoas. O grande segredo para uma gestão de sucesso é uma liderança disposta a ouvir a sua equipe e que preze acima de tudo pelo bem dos seus colaboradores e por um ambiente de trabalho harmonioso.

Também precisamos lembrar que antes de escolher um tipo de gestão, é essencial avaliar o perfil da sua equipe. Vamos aos principais tipos de gestão existentes:

Gestão Democrática

Este tipo de gestão é caracterizado por proporcionar voz aos colaboradores. Nesse caso, o líder sempre leva em consideração a opinião da sua equipe, demonstrando confiança no que os profissionais acreditam ser o certo.

É um tipo mais equilibrado, onde todos colaboram para chegar a um denominador comum. Por existir a possibilidade de todos opinarem, esse tipo de gestão costuma ter discussões mais profundas e ser mais lento nas tomadas de decisão. Porém, a probabilidade de soluções variadas para alcançar resultados melhores também é maior.

Gestão Inspiradora

A admiração de um colaborador pelo seu líder pode ser uma forte fonte de incentivo aos colaboradores. Na gestão inspiradora, o líder deve se dedicar para ser um exemplo a ser seguido pela equipe em todos os sentidos. Desde a tomada de decisão até em simples atitudes do dia a dia.

Geralmente, lideranças que optam por esse tipo de gestão deixam um legado às suas equipes e tornam-se referência de comportamento e gestão não só para a equipe mas para toda a empresa.

Ser fonte de inspiração para outras pessoas. Esse é o resultado de uma gestão que está disposta a enfrentar desafios ao lado da sua equipe, com autenticidade e verdade.

Gestão com foco em resultados

Diferente dos outros tipos de gestão apresentados, essa é a gestão que não prioriza um método de processo a ser seguido. Aqui, o foco é o resultado, independente do processo que for seguido.

Nesse tipo de gestão os feedbacks sobre os resultados devem ser rotina, assim nenhum colaborador se perde ao longo do caminho e há uma garantia que os objetivos sejam atingidos.

Gestão Colaborativa

Aquele velho ditado de que a união faz a força aqui vale ouro. A Gestão Colaborativa é o tipo de gestão de pessoas mais próxima da Gestão Democrática, porém ela vai além da tomada de decisão com a participação da equipe.

Na Gestão Colaborativa, a equipe participa não só de decisões de rotina como também em decisões políticas da empresa como um todo. Assim, há uma gestão com uma partilha de ideias entre profissionais de diversas áreas. As equipes se conectam mais entre si, com o objetivo maior de promover o sucesso do negócio.

Neste tipo de gestão, a empresa precisa se tornar um ambiente onde todos sentem-se falando a mesma língua para que possam crescer juntos na conquista dos melhores resultados. Processos colaborativos como brainstorming costumam ser bastantes presentes neste tipo de gestão.

Gestão por Competência

A Gestão por Competência é o tipo de gestão que mais preza pelas habilidades da equipe. Nesse cenário, o gestor está constantemente monitorando os seus colaboradores para se certificar que estão contentes com o papel que estão desempenhando e se o trabalho está deixando-os motivados.Evolução e TransformaçãoSaiba o que mudou no recrutamento e desenvolvimento de pessoas.

O monitoramento é um dos pilares desse tipo de gestão. Aqui, é comum que existam avaliações de desempenho e pesquisas de clima para uma avaliação completa do desempenho do colaborador e da satisfação da equipe tanto com a empresa como com o seu gestor.

Durante o processo admissional, as habilidades para o perfil ideal do cargo também são levadas como pontos essenciais. As skills, quando unidas em uma equipe de colaboradores com habilidades variadas, compõem um time de sucesso!

Qual o tipo de gestão de pessoas ideal para o meu negócio?

Como você deve ter observado, as formas de gerir uma equipe podem variar muito. Além dos exemplos acima, existem outras maneiras de lideranças guiarem seus colaboradores. Algumas empresas preferem criar a sua própria gestão, enquanto outras misturam a cultura de vários modelos que se aproximam dos valores e da cultura da empresa.

O fato é que o capital humano é o fator mais importante para o sucesso das organizações e a gestão de pessoas da empresa é essencial. Avaliar o perfil da sua equipe e os tipos de gestão existentes é fundamental para conduzir a sua equipe de acordo com a necessidade da empresa.

Cada realidade, cada rotina, cada empresa é diferente e possui uma infinidade de pessoas com perfis distintos. Assim, a melhor gestão será aquela que ajudará a sua equipe a atingir as metas e alcançar os melhores resultados.

Quer ganhar eficiência e agilizar os processos de RH, integrando todas as informações em uma única solução? Conheça a solução de HCM da Senior e utilize o melhor da tecnologia a favor da sua empresa para atrair, engajar, capacitar e reter seu capital humano.

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas