Benefícios corporativos: o que são e qual a sua importância para a empresa?

Na hora de decidir aceitar uma nova vaga de emprego, os benefícios corporativos despertam brilho no olhar dos profissionais.

As novas relações empregatícias passaram por uma grande transformação. Atualmente, os colaboradores não buscam apenas uma excelente remuneração. Na hora de aceitar uma vaga de emprego, outros fatores, como acesso a benefícios corporativos, têm influência na escolha pela mudança na carreira.

Um estudo, realizado pela AICPA, aponta que 80% dos colaboradores preferem um emprego com benefícios corporativos, ao invés de um cargo idêntico com salário 30% maior sem os benefícios. 

Sabendo disso, as empresas precisam se adaptar para atrair e reter talentos. Caso contrário, a concorrência pode passar na frente.

Mas, afinal, o que são os benefícios corporativos e por que eles pesam tanto na hora de aceitar um cargo? Ficou curioso e quer saber tudo sobre o tema? 

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O que são os benefícios corporativos?

Atrair e reter talentos é uma das tarefas desafiadoras do departamento de Recursos Humanos. E, assim como o mercado está mais exigente, os profissionais disponíveis no mercado de trabalho também estão. Dessa forma, é comum que alguns desistam da vaga quando notam que a empresa não oferece benefícios corporativos. 

De maneira simples, os benefícios corporativos nada mais são que um conjunto de serviços oferecidos pelo empregador aos seus colaboradores. Eles representam uma espécie de compensação não-monetária, e funcionam como uma forma de motivar os profissionais.

Na prática, os benefícios corporativos contribuem para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores. O principal objetivo de uma política consistente de benefícios corporativos é a valorização do capital humano, principal ativo de uma empresa.

Ao oferecer um pacote de benefícios corporativos, a empresa demonstra preocupação com seus profissionais e se mostra disposta a auxiliá-los. Isso pode impactar diretamente na qualidade das entregas e na produtividade. 

Por exemplo, manter um plano de saúde é uma conta alta que pode pesar bastante no bolso do profissional. Por isso, quando a empresa oferece esse benefício, sob uma pequena taxa de desconto, o profissional tende a agarrar a oportunidade logo de cara, pois sabe que essa é uma ótima vantagem.

Dessa forma, o colaborador tem mais segurança na hora de cuidar da própria saúde, sem precisar desembolsar uma enorme quantia mensal. E a empresa ganha de duas maneiras: 1. Com a certeza de que os profissionais têm acesso aos recursos de saúde e 2. Com a satisfação do colaborador, que tende a se sentir mais motivado e valorizado a partir do recebimento do benefício corporativo.

5 vantagens dos benefícios corporativos para a empresa

É fato: uma política de benefícios corporativos traz uma série de vantagens para os colaboradores. Mas, e para os empregadores: vale mesmo a pena investir em um bom pacote de benefícios? É claro que sim. Confira 7 vantagens dos benefícios corporativos para as companhias!

#1 Contribui para atrair e reter talentos

Boa parte das empresas, independentemente do porte, oferece algum tipo de benefício corporativo, e esse é um dos fatores que pesam na hora do candidato à vaga optar pelo cargo. A oferta de benefícios é igualmente decisiva para a permanência do colaborador na equipe. 

Digamos que o profissional receba uma proposta da sua concorrente, e ela se dispõem a oferecer uma remuneração um pouco menor, mas coloca à disposição um excelente pacote de benefícios corporativos. Provavelmente, o colaborador pode optar em abandonar o cargo e ir para a concorrência. Isso porque essa oferta proporciona mais suporte para ele.

Ou seja, ao oferecer um bom pacote de benefícios a empresa ganha uma vantagem competitiva. Mais do que atrair novos colaboradores, a oferta dos benefícios corporativos pode definir a permanência deles, no seu time. 

Um conjunto de benefícios corporativos atraente mantém os colaboradores mais fiéis à empresa, de modo que eles podem, inclusive, se tornarem “embaixadores” da sua marca, a ponto de indicá-la para amigos e familiares. Afinal, quando o cliente interno está satisfeito, o mercado fica sabendo. 

#2 Aumenta a produtividade

Colaboradores contentes e motivados produzem mais e de maneira mais eficiente. Nesse sentido, os benefícios corporativos tendem a contribuir para a melhoria contínua e o aumento de performance dos profissionais. 

Por sua vez, o consumidor percebe valor e qualidade nos produtos e serviços. 

Dessa forma, os recursos destinados para subsidiar os benefícios voltam para a empresa nas receitas depositadas por clientes satisfeitos. Todos saem ganhando.

#3 Diminui a rotatividade 

Um dos fatores que influenciam na alta rotatividade é a falta de benefícios corporativos. Isso porque quando o indivíduo não encontra um apoio na empresa, ou razões para permanecer, ele facilmente desiste do cargo e busca outro lugar mais atrativo para trabalhar.

Ou seja, ao investir em um conjunto de benefícios corporativos, a empresa tende a ter uma redução na taxa de rotatividade, um problema comum que gera uma conta alta para as empresas. Na prática, todo o tempo e dinheiro investidos na admissão e no treinamento dos novos colaboradores representam um desperdício, quando o profissional não permanece no time.

#4 Reduz a incidência de falta e atrasos

Os benefícios corporativos funcionam como uma forma de motivar seus colaboradores. Logo, eles darão o melhor de si para garantirem a permanência na empresa, ficarão mais contentes e terão entregas melhores. 

Algumas empresas, inclusive, vinculam a oferta de benefícios à assiduidade. Mas essa costuma ser uma consequência natural. Quanto mais satisfeitos com a política de gestão de pessoas, maior será o nível de dedicação dos profissionais. Isso porque eles têm boas razões para permanecer na empresa.

#5 Influencia a imagem da empresa 

Além dos clientes, os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços também precisam ter uma boa imagem da sua empresa. Profissionais felizes assumem o papel de defensores da sua marca.

Por isso, fornecer um bom ambiente e vantagens ao seu time é uma ótima maneira de manter a credibilidade da organização, atrair novos talentos e até mesmo investidores.

#6 Reduz os custos

A  oferta de benefícios corporativos aos colaboradores implica em deduções fiscais para a empresa. De tal modo, os valores investidos podem representar uma redução do percentual no imposto de renda, o que gera uma economia para a organização.

Quais são os benefícios corporativos tradicionais?

O trabalho no Brasil é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas, a famosa CLT, e ela estabelece algumas regras para garantir que os profissionais possam exercer suas funções. Ou seja, a oferta de alguns benefícios corporativos é  obrigatória por lei. São eles:

  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Férias;
  • Vale-transporte. 

Além dos benefícios corporativos citados e previstos em lei, outros também costumam ser oferecidos pelas organizações, como:

  • Plano de saúde;
  • Plano odontológico;
  • Vale-alimentação ou refeição;
  • Plano de academia.

Quais os benefícios corporativos mais atrativos para os funcionários?

Fugir do tradicional e oferecer uma gama maior de benefícios corporativos é uma das abordagens usadas pelas empresas que buscam atrair e reter os melhores talentos e aumentar a produtividade. 

Confira alguns benefícios que fazem o olho do colaborador “brilhar”.

  • Auxílio-creche: para os profissionais com filhos, ter um valor adicional no salário para pagar a creche pode aliviar a preocupação e aumentar a concentração no trabalho.
  • Vale-cultura: pensar no lazer dos integrantes do seu time é uma ótima forma de motivá-los, afinal, todos precisam de válvula de “escape” para fugir do estresse da semana. O vale-cultura permite que os colaboradores desfrutem de experiências culturais como cinema, teatros, museus e leitura.
  • Cestas básicas: é uma ótima opção para as empresas que não possuem infraestrutura para fornecer alimentação direto no local de trabalho. Além disso, oferecer esse auxílio pode ser uma boa maneira de ajudar seus colaboradores, uma vez que a alta inflação nos produtos impacta diretamente o poder de compra dos consumidores. 
  • Datas comemorativas: um dia de folga no aniversário é uma ótima pedida para recarregar as energias e voltar com tudo pro trabalho. Se a ideia do day off não for viável, a empresa pode presenteá-lo ou proporcionar uma pequena comemoração no local de trabalho, que valoriza o aniversariante e proporciona um momento de descontração para a equipe.
  • Vale combustível: para os trabalhadores que vão para a empresa de carro, ou que precisam se locomover durante o serviço para reuniões, esse é um excelente benefício.
  • Investimento em educação: investir na formação contínua dos seus colaboradores é uma forma de potencializar o crescimento de cada um. À medida que avançam nas especializações, os profissionais agregam conhecimento e expertise para a rotina da organização.
  • Dress code flexível: muitos colaboradores se sentem incomodados com código de vestimenta fechado. Adotar um dress code flexível é um benefício corporativo simples, que não gera custos adicionais, e deixa os profissionais mais à vontade.
  • Ajuda de custo para home office: caso queira implantar o trabalho remoto, o ideal é oferecer uma ajuda de custo para a internet, por exemplo. 

Como implementar um plano de benefícios corporativos na sua empresa?

Agora, você já conhece todas as vantagens de oferecer um bom pacote de benefícios corporativos e sabe que ele pode gerar um bom retorno para a sua empresa. 

Mas, afinal, como definir os benefícios que fazem sentido para o seu time? 

Confira algumas dicas que podem contribuir para o seu planejamento:

  1. Ouça sua equipe: uma pesquisa interna é uma excelente forma de entender as necessidades dos seus colaboradores. Assim, é possível avaliar o que pode ser um atrativo para eles, a pesquisa pode ser usada para verificar se eles estão satisfeitos com os benefícios que já possuem.
  2. Entenda o perfil da empresa: é importante entender a cultura organizacional da sua empresa, para verificar os benefícios que se encaixam e não fogem desse contexto.
  3. Analise as melhores opções: pesquise os diferentes benefícios e entenda como a implementação deles gera impactos na empresa. Olhar para a concorrência também pode ajudar. Afinal, é preciso se destacar para sair na frente.
  4. Consulte o departamento financeiro: de nada adianta querer investir nos melhores benefícios corporativos e não ter como arcar com esses custos. Por isso, entender a situação financeira é fundamental para escolher os benefícios que cabem no bolso da organização.

Agora que você já sabe tudo sobre os benefícios corporativos, que tal aproveitar as dicas e começar a inseri-los na sua empresa? Eles podem trazer diversos resultados positivos para a companhia e ainda ajudam a sair na frente da concorrência!

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

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