O que é cultura organizacional e como implementá-la na sua empresa?

Em média, 8 horas por dia é o tempo que os colaboradores passam dentro de uma empresa, esse período corresponde a ⅓ do dia. Isso sem contar as horas extras.  O fato é que boa parte do nosso dia é dedicado à jornada de trabalho. Sendo assim, os profissionais buscam ambientes nos quais se identifiquem e fiquem à vontade. Acima de tudo, as pessoas estão em busca de senso de autorrealização.  Por isso, a empresa deve investir na construção de uma boa cultura organizacional, um conjunto de normas, diretrizes e hábitos praticados por uma empresa, que tende a potencializar a retenção de talentos. Entretanto, construir esse ambiente é desafiador. Para começar, é importante que o gestor conheça o essencial sobre a cultura organizacional.   Continue lendo o artigo e saiba mais!

Cultura organizacional: conceito e definições

A cultura é um conjunto de padrões de comportamento, crenças e hábitos. Ou seja, ela nada mais é do que o resultado da convivência entre pessoas, e está relacionado à forma como elas interagem no ambiente.

Sendo assim, a cultura é parte de tudo que está à nossa volta, incluindo o ambiente empresarial. É onde temos a cultura organizacional, que se refere a um conjunto de normas, diretrizes e hábitos praticados pela organização.

De uma forma geral, a cultura organizacional é um conceito usado para definir como a empresa conduz seus negócios e se relaciona com clientes e parceiros.

Sendo assim, ela está diretamente relacionada às práticas e políticas adotadas pela organização. E pode influenciar até mesmo em possíveis negociações.

Por exemplo, uma companhia que adote a pauta “Cruelty Free” (“livre de crueldade”, em uma tradução literal) não irá negociar com uma organização que use animais para testar produtos. Afinal, essa parceria iria contra a própria cultura organizacional, desrespeitando os princípios da marca.

Importância da cultura organizacional 

Como vimos, a cultura organizacional está diretamente atrelada às crenças, hábitos e valores de uma empresa, e torná-la forte pode ser uma ótima vantagem competitiva. 

Além disso, ela está relacionada à ética e a moral que a organização possui, sendo responsável por guiar as decisões e preparar a empresa para o futuro. Isso porque o conceito é pautado não somente nas relações internas, mas também pelo modo como o atendimento a fornecedor e a clientes é realizado. 

Outro ponto a se destacar é a influência que ela exerce sobre o capital humano. A cultura organizacional proporciona um alinhamento moral e ético, baseado nas expectativas da empresa, facilitando a compreensão do colaborador.

Dessa forma, a cultura organizacional pode incentivar o desenvolvimento individual de cada colaborador, promovendo uma competição saudável, apoiando os objetivos pessoais e incentivando o crescimento profissional de cada um. Tudo isso gera mais produtividade, auxiliando no crescimento da empresa.

Entre os principais benefícios oferecidos, se destacam os seguintes:

  • Fortalecimento da marca e da reputação da empresa
  • Aumento de produtividade;
  • Comunicação fluida e eficiente entre a equipe.

Elementos presentes na cultura organizacional

A cultura organizacional de uma empresa é pensada a partir de pontos essenciais comuns. Entender esses elementos pode auxiliar na gestão estratégica, já que essa compreensão permite aprimorar as ações de comunicação interna, endomarketing e gestão de pessoas.

Entre os elementos presentes na cultura organizacional se destacam os seguintes:

Valores

Diz respeito à base da empresa, os direcionamentos e o que se espera dos integrantes da empresa em termos de comportamento. Geralmente, os valores são instituídos pelos fundadores ou figuras de liderança.

Eles guiam as tomadas de decisões nos negócios e quando ficam claros para todos os colaboradores, auxiliam até em contratações certeiras, retenção de talentos e na redução do índice de turnover

Comunicação

Sem comunicação uma empresa não funciona, por isso, ela deve ser clara e objetiva. Para que a cultura organizacional seja disseminada de forma correta, o papel do RH é fundamental. Cabe ao setor trabalhar para promover uma comunicação interna eficiente. 

Sendo assim, o plano de comunicação deve englobar:

  • O tipo de linguagem;
  • Regras de comportamento e convivência;
  • Os meios de comunicação entre os colaboradores.

Uma comunicação sólida pode influenciar diretamente na forma como os profissionais lidam com os clientes, além de gerar confiabilidade e credibilidade para a companhia.

Normas

São baseadas nos valores e devem ser apresentadas durante a seleção e recrutamento de novos colaboradores. Caso não haja concordância do candidato em relação às regras corporativas, não faz sentido seguir com a contratação.

Por exemplo, a maioria das companhias possui um horário de trabalho fixado e o colaborador chega sempre atrasado dificilmente mudará esse comportamento, e isso gera transtornos futuros. Por isso, é importante que as normas fiquem claras já no primeiro contato com a empresa.

Heróis

Líderes, antigos gestores, embaixadores da marca, fundadores e até mesmo colaboradores antigos são as pessoas que representarão os valores, crenças e a trajetória da empresa.

São vistos como heróis, pois se tornam uma modelo de comportamento, sendo uma referência para os novos profissionais, além de ser uma fonte de inspiração para a marca.

Cerimônias

É um dos elementos da cultura organizacional bastante presente na rotina dos colaboradores. São atividades coletivas mais descontraídas, que podem acontecer periodicamente e carregam consigo a marca da empresa. São exemplos:

  • Festas de fim de ano;
  • Cerimônias de premiação ou reconhecimento;
  • Eventos internos para divulgação de resultados;

Essas ações melhoram o clima interno da empresa, pois geram mais interação e conexões entre os colaboradores.

Tabus 

Esse elemento vem na contramão dos anteriores. Isso porque eles acontecem na empresa e repercutem na sociedade. São expressões preconceituosas, agressivas ou algum tipo de segregação que podem ser usadas na organização. É papel da empresa coibir esse tipo de ação.

A missão dos setores de departamento pessoal e RH é criar ações para combatê-los. Estimular a discussão, realizar workshops, palestras ou promover reuniões internas são  formas de combater esse tipo de preconceito e conscientizar os integrantes da empresa.

Afinal, a organização é composta por pessoas com hábitos e vivências diferentes, e inevitavelmente em algum momento os comportamentos podem afetar o clima interno. 

Clima e cultura organizacional: entenda as diferenças

Muitas pessoas podem se confundir com os termos clima e cultura organizacional. Isso porque, apesar da ligação entre eles, os significados são bem distintos.

A cultura organizacional é um conjunto de normas e diretrizes que servem de base para o colaborador entender os hábitos e condutas esperadas pela empresa em relação a ele.

Já o clima organizacional é um termo usado para se referir a forma como cada integrante da empresa se sente sobre as condições de trabalho oferecidas no ambiente de trabalho. 

Ou seja, enquanto a cultura organizacional se trata dos comportamentos e expectativas da empresa quanto aos funcionários, o clima organizacional é um termômetro que mede a satisfação do profissional em relação ao ambiente da empresa – estrutura física, equipamentos e plano de carreira, entre outros quesitos.  

Tipos de cultura organizacional

São diferentes os tipos de cultura organizacional e sua empresa pode e deve buscar aquela que se encaixa melhor para ela. Confira os tipos a seguir!

Cultura do poder

É quando o poder é centralizado, ou seja, quem está no comando possui maior influência e decisão. Esse tipo é baseado em uma hierarquia imposta dentro da organização, sendo assim, quanto mais longe do comando, menor o potencial de influência.

A cultura de poder é muito comum em pequenas empresas, onde a figura do dono é forte e ele acumula diversas funções. Esse tipo de cultura limita o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores, pois é uma gestão que trabalha com poucos braços.

Cultura de papéis

É focada nos papéis desempenhados por cada membro da organização, o que também limita e impossibilita a flexibilidade de tarefas. Esta cultura se baseia em uma hierarquia bem definida, e cada profissional fica limitado a realizar apenas o que foi determinado pelos líderes.

Apesar de estar tudo bem definido, o que facilita em partes o trabalho do colaborador, esse modelo não abre espaço para mudanças e inovações, o que pode afetar o crescimento da empresa.

Cultura de pessoas

É um modelo de cultura centrado nos colaboradores, visando valorizá-los. Dessa forma, eles têm mais espaço para se desenvolverem e crescerem dentro e fora da organização. 

Ao aplicar a cultura de pessoas, a empresa abre espaço para os integrantes darem suas opiniões, o que pode contribuir para o crescimento da mesma.

Esse modelo tende a atrair e reter talentos, proporcionando uma vantagem competitiva para a organização.

Cultura de tarefas

É um modelo descentralizado, onde há profissionais específicos para exercer cada tarefa. Como tem o objetivo resolver problemas os projetos são designados a um colaborador que tenha as habilidades necessárias para solucionar o problema em questão.

Essa cultura, quando aplicada a uma empresa, traz mais liberdade para o profissional buscar soluções de forma que ache adequado. Este modelo é positivo, pois faz com que os colaboradores se sintam valorizados, o que os motiva a entregar um bom trabalho.

Estrutura da cultura organizacional

Agora, que você já entende o conceito e os tipos de cultura organizacional, a próxima dúvida deve ser como estruturar a cultura organizacional na sua empresa. Mas calma, a gente explica os princípios básicos que a compõem. 

Missão, visão e valores

Esses três pilares estão presentes em qualquer empresa, são eles que compõem a cultura organizacional. Funcionam como uma espécie de regimento não documentado, mas que ditam as regras dentro da organização.

Eles precisam ser claros, transparentes e inspiradores, pois tem como principal intuito engajar os colaboradores e deixar claro para as pessoas de fora quais são os objetivos do negócio.

Como definir a missão?

Na hora de definir a missão do seu empreendimento, você deve responder a seguinte pergunta: “Por qual motivo o negócio foi criado?”

Isso porque é com base nessa resposta que a identidade da empresa é criada. Além disso, toda a tomada de decisão é baseada nela.

Como definir a visão?

A visão reflete os objetivos da empresa, ou seja, onde ela quer chegar, e o que se espera do negócio no futuro. Por isso, ela deve traduzir em poucas palavras qual o objetivo da sua empresa.

Como definir os valores?

Os valores orientam o comportamento dos integrantes da empresa, e consistem em princípios que todos – sem exceção – devem seguir. 

Além disso, é por meio dos valores da sua empresa que o público externo visualiza a imagem que a companhia quer transmitir. Eles devem ser praticados diariamente e guiar as decisões corporativas a fim de manter e desenvolver uma imagem positiva para a empresa.

Como podemos ver, a cultura organizacional é uma forma de guiar os comportamentos dos colaboradores na empresa. Sendo assim, ela deve ser construída para traduzir a missão, a visão e os valores da organização.

Dessa forma, além de melhorar o ambiente de trabalho para os colaboradores, auxilia na retenção de talentos, potencializando o crescimento da organização.

Então, que tal aplicar esse conceito na sua empresa?

Para saber mais sobre essa solução, acesse o nosso site ou entre em contato conosco! Nós estamos a postos para ajudar!

Fonte: Senior Sistemas

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